HGP viabiliza casamento desejo de paciente oncológico

Paciente enfrenta um câncer de laringe desde 2020 e compartilhou seu desejo de oficializar a união marital com sua companheira

A equipe do Hospital Geral de Palmas (HGP) promoveu, nesta terça-feira 28, a celebração do amor e do cuidado: a união do paciente Reismagno de Souza Gomes, 42 anos e sua companheira e acompanhante Deusdetina Brito Barbosa, de 49 anos, que estão juntos há mais de 20 anos. Hoje receberam as bênçãos do casamento religioso. A celebração, regada de emoções, aconteceu na capela do HGP, com direito a decoração e bolo.

O paciente realiza tratamento de câncer de laringe desde 2020 e está internado no HGP há 20 dias recebendo assistência da equipe de cuidados paliativos. Segundo a assistente social da equipe de cuidados paliativos, Osmarina Alves de Brito, o paciente manifestou seu interesse em realizar o casamento para a equipe que se mobilizou. “O Reismagno falou com a equipe se poderíamos viabilizar a cerimônia religiosa no HGP, visto que seria inviável a papelada para o casamento no civil. Nos mobilizamos e em dois dias conseguimos atender o desejo do nosso paciente. Conseguimos também doações para o bolo, doces, refrigerantes, salgadinhos, decoração, além das roupas dos noivos. Foi emocionante poder proporcionar esse desejo a ele”, disse Osmarina.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, falou do ato humanitário e da emoção que é proporcionar momentos como esse para os pacientes. “Esse foi o segundo casamento que realizamos no HGP, e é sempre muito emocionante participar dessas celebrações, e mostrar que o cuidar vai além da assistência e das intervenções clínicas em si, cuidar é também humanizar o atendimento.”

O casamento foi celebrado pelo pastor Pedro Wilson Nascimento, que recebeu o convite da equipe do Hospital, e contou com a presença dos filhos da noiva e dos amigos do casal, além da equipe multidisciplinar que cuida dele.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui