
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realiza nos dias 17 e 18 de dezembro, o 11º leilão do ano, no município de Araguaína, na região norte do estado. O órgão leva a leilão 547 veículos, sendo 406 sucatas e 141 de circulação, com lances variando entre R$ 20 e R$ 10 mil conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do Tocantins, nº 6.946, publicado nessa terça-feira, 25, (https://doe.to.gov.br/diario/5563/download)
O evento acontece na modalidade on-line, a partir das 9 horas, com transmissão das arrematações em tempo real pelo site da Sancar Gestão Empresarial e Logística de Veículos (https://www.sancarleiloes.com.br/), empresa responsável pelo leilão.
Os veículos estarão expostos para visitação a partir do dia oito de dezembro e seguem até o dia 16 de dezembro, um dia antes do evento, de acordo com o previsto em edital. Os interessados podem realizar as visitas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, em dias úteis, no pátio da empresa concessionária do Detran/TO em Araguaína, rua 10, s/n, chácara 32, Jardim dos Ipês I.
Como participar
Para participar, basta que o interessado se cadastre no site da empresa, encaminhe os documentos indicados no edital e confirme o cadastro por meio de seu e-mail. O cadastramento é gratuito e indispensável para quem deseja participar do leilão.
A inscrição e os documentos serão analisados dentro de um prazo de 24 horas. Somente após a análise e aprovação da documentação exigida será efetivado o cadastro, e o interessado estará habilitado para o envio de lances por meio do portal on-line. Não serão aceitos lances via e-mail, telefone ou qualquer outro meio diferente dos previstos no edital.
Conforme o edital, os veículos classificados como conservados, com placa de outro estado e que apresentarem débitos não quitados pelo valor da arrematação terão os débitos desvinculados pelo órgão de registro após comunicação. Para as sucatas, a pessoa que arrematar o lote só poderá aproveitar as peças após ocorrer a baixa do registro pelo estado de origem.
Quem pode participar
Para a aquisição de veículos classificados comoconservados, poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer natureza. Já veículos classificados como “sucatas” só poderão ter como participantes pessoas jurídicas que comprovem o registro de Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), com a respectiva atividade de desmontagem, devidamente registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal em que atuar, atendendo às condições da Lei 12.977/2014.
Não podem participar pessoas menores de idade ou incapazes nos termos da legislação civil, servidores (ocupantes de cargos efetivos ou comissionados) do Detran, bem como estagiários e demais pessoas que possuam qualquer outro tipo de vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista com o órgão.
Pagamento e retirada do veículo
Após o leilão, aqueles que arrematarem o veículo receberão o boleto para pagamento à vista dentro de 24 horas após o recebimento da confirmação da arrematação no e-mail informado pelo interessado. A partir de uma semana do dia do leilão, os arrematadores podem entrar em contato com a empresa responsável pelo evento para a retirada do veículo.
Destino da arrecadação
O uso dos valores arrecadados com os leilões está previsto no parágrafo sexto, art. 328, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que traz, em ordem de prioridade, a destinação da arrecadação, que vai desde o custeio com as despesas do próprio evento até o pagamento dos débitos dos veículos leiloados.
Por que um veículo vai a leilão?
Os veículos leiloados pelo Detran/TO são aqueles que foram apreendidos devido a infrações de trânsito, falta de pagamento de taxas obrigatórias, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou seguros obrigatórios e outras situações diversas.
Estes veículos são mantidos sob custódia até que os proprietários regularizem a situação. Se isso não ocorrer dentro de 60 dias ou mais, contados a partir do dia da remoção, o Detran/TO dá início à realização do leilão para cobrir as despesas acumuladas durante o período em que os veículos se encontram no pátio.



