
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio de Moraes promove nesta terça-feira, 2, em Palmas, um momento especial de acolhimento e celebração com o tradicional Café com os Avós, que reúne as famílias das crianças atendidas na unidade e também os idosos que participam da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O encontro teve início nesta manhã e segue também no período da tarde, com a visita à exposição de quadros produzidos pelos pequenos ao longo das atividades pedagógicas.
As pinturas criadas pelas crianças em telas emocionaram quem esteve presente na unidade educacional, pois retratam diferentes cores, formas e sentimentos relacionados à família dos alunos. Após prestigiarem as obras dos “netinhos do coração”, como são chamados pelos idosos, os convidados confraternizaram com os alunos em um café preparado pela equipe do Cmei.
A diretora do Cmei, Maria Clara , conta que o ambiente foi preparado com carinho para proporcionar um momento de convivência, troca de experiências e fortalecimento dos laços entre escola e família. “Entre conversas, abraços e sorrisos, os avós puderam compartilhar vivências e acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças”, revela a gestora.
A professora Núbia Brito explica que o evento faz parte do encerramento do projeto Brincando e Aprendendo com os Avós. “Chegamos a esse momento de celebrar as vivências e as aprendizagens que se construíram durante o ano. Então, hoje os acadêmicos da Universidade da Maturidade, que desenvolvem esse projeto conosco, estão aqui na unidade para o momento festivo, momento de homenagem, momento de brincadeiras e também prestigiar a exposição de artes. É uma exposição de arte intergeracional que é resultado das atividades que as crianças desenvolveram junto com os velhos”, descreve a educadora.
Ao final do evento, os pais ou responsáveis pelos pequenos vão receber os relatórios na entrada ou saída das turmas, garantindo que todas as famílias tenham as informações sobre o percurso educativo dos pequenos.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha




