Cidades Palmas - TO
Moradores da Arso 34 contribuem com a limpeza urbana e preservação de áreas verdes em Palmas
Iniciativas voluntárias somadas ao trabalho da Prefeitura de Palmas deixam a região mais limpa, segura e acolhedora
03/12/2025 15h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

A Arso 34 (309 Sul) se destaca na Capital pelo engajamento dos moradores na limpeza urbana e na preservação das áreas verdes da quadra. O trabalho conjunto entre a comunidade e a Prefeitura de Palmas, por meio da Zeladoria Urbana, tem garantido a recuperação de espaços que antes eram utilizados como pontos de descarte de lixo e hoje se mantêm limpos e bem cuidados. 

Além das ações periódicas de recolhimento de resíduos realizadas pelo município, a comunidade adotou práticas de prevenção e manutenção que reforçam a conservação dos espaços públicos. O presidente da Associação de Moradores, Will Flávio Dias Gomes, afirma que a parceria “tem garantido o recolhimento regular de entulhos e contribuído para manter a quadra cada vez mais organizada”.

Um dos exemplos de transformação é o trabalho do citotécnico Jovino Konflanz, que há nove anos atua na recuperação de uma área antes tomada por mato, entulho e descarte irregular. Ele implantou irrigação própria, plantou mais de 20 espécies frutíferas e manteve o local limpo, posteriormente com apoio de vizinhos. Para Jovino, o espaço se tornou “um patrimônio de convivência que, aliado às ações de limpeza da Prefeitura, deixa o ambiente mais bonito e agradável para viver”.

Trabalho comunitário

A mobilização comunitária também ganhou força com iniciativas lideradas pela farmacêutica Romara Perdigão que, ao mudar para a quadra, organizou mutirões para limpar uma área verde degradada e construir um parquinho comunitário. O espaço, mantido diariamente pelas famílias, conta com rastelos e utensílios de limpeza disponíveis para que os próprios moradores realizem a manutenção após as atividades. Para Romara, o parquinho se tornou um ponto de convivência que fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima as famílias, especialmente durante ações comunitárias.

O farmacêutico Carlos Antônio de Oliveira, representante da Associação de Moradores, destaca que o uso responsável das áreas verdes é um dos pilares da organização da quadra. Moradores adotam espaços para parquinhos, plantios frutíferos e paisagismo, mantendo-os limpos e acessíveis. Ele ressalta que mais de 200 mudas foram plantadas, muitas doadas pelo viveiro municipal, e que a entrada da quadra foi revitalizada em ação conjunta que reforçou a identidade local.

A gestão municipal destaca que exemplos como o da Arso 34 devem servir de inspiração para que outras comunidades também possam usufruir de espaços mais limpos, organizados e acolhedores para viver.

Texto: Walter Riedlinger

Edição: Iara Cruz

Primeiro parque infantil criado para preservação de uma área verde na quadra - Foto: Divulgação
A farmacêutica Romara Perdigão criou o segundo parque infantil da quadra para preservação de área verde - Foto: Walter Riedlinger
O parque criado por Romara é utilizado para o lazer e confraternização dos moradores - Foto: Walter Riedlinger
Canteiro criado com mudas doadas pela Prefeitura de Palmas para preservação de área verde - Foto: Walter Riedlinger