
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) recebeu, nesta quinta-feira, 4, em Brasília/DF, o certificado de integração ao Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-Suasa), que estabelece objetivos e metas da defesa agropecuária nos âmbitos federal e estadual.
O Tocantins aderiu ao PPA-Suasa com a definição de metas no Plano de Defesa Agropecuária do Estado, aprovado pela Portaria nº 316, de 13 de novembro de 2025. O documento reflete as políticas públicas voltadas ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e serve de orientação aos programas de defesa agropecuária nos Planos Plurianuais do Governo Estadual.
Vale destacar que o PPA-Suasa não se sobrepõe nem substitui os Planos Plurianuais do Governo Estadual. No entanto, os procedimentos de monitoramento, avaliação e revisão do PPA-TO serão realizados de forma articulada com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a integração do Tocantins ao PPA-Suasa demonstra responsabilidade, compromisso e seriedade com a defesa agropecuária do país. “Seguimos todas as orientações e as políticas sanitárias definidas pelo Mapa, colaborando para que o Tocantins e o Brasil mantenham seus patrimônios agropecuários livres de doenças e pragas”, enfatizou.
O Tocantins integra o Grupo 3 do PPA-Suasa, com os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, bem como o Distrito Federal.
Representaram a Adapec na cerimônia de entrega do certificado a diretora de Planejamento e Convênios, Flávia da Silva Melo; o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Alex Sandro Arruda Farias; e o gerente de Sanidade Animal, Sérgio Liocádio.



