
O Governo do Estado inicia, nesta sexta-feira, 5, às 9 horas, em Miracema, a programação doTocantins Presentecom a solenidade de abertura oficial. A partir das 10h30, os atendimentos, organizados em nove eixos temáticos, serão realizados em frente à Câmara Municipal, localizada na rua Hosana Cavalcante, no bairro Dona Filomena, em espaços acessíveis e devidamente sinalizados.
A iniciativa leva a estrutura completa de secretarias e autarquias do Estado para o município, onde serão ofertados serviços, orientações, palestras, oficinas e políticas públicas nas áreas de saúde, educação, cidadania, assistência social, agricultura, emprego, renda, segurança, turismo e cultura.
Nesta sexta-feira, 5, os atendimentos seguem até as 17 horas e, a partir das 17h30, o espaço recebe apresentações culturais. No sábado, 6, os serviços continuam das 9 às 17 horas, com novas apresentações culturais a partir das 17h30. Já no domingo, 7, o atendimento ocorre das 9 às 12 horas, em uma programação que inclui um ato simbólico em comemoração aoCapital por um Dia.
O programa é direcionado a toda a população do Tocantins, com prioridade para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, pequenos produtores rurais, juventude, mulheres, povos originários e tradicionais, pescadores, quilombolas e demais grupos prioritários.
Serviços
Entre os principais serviços que serão ofertados durante os três dias estão consultas com especialistas, realização de testes rápidos, emissão de carteiras de identificação para pessoas com fibromialgia e autismo, além do atendimento da carreta do Hospital de Amor.
Também será realizado um mutirão para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN). Na área de crédito, haverá oferta de diversas linhas, entre elas o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para empreendedores do turismo;Natal com Estoquepara pequenos e médios empreendedores; Crédito Popular para microempreendedores; e Pronaf B para agricultores familiares.
Além disso, será possível realizar abertura de processo de primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exames médicos e psicológicos, mudança de categoria de CNH, adição de categoria de CNH, credenciamentos de Centro de Formação de Condutores (CFC) e clínicas médicas para adesão ao projetoCNH Cidadã.
Também serão oferecidos atendimentos técnicos e jurídicos para abertura e acompanhamento de processos de regularização fundiária, bem como a entrega de sementes do programaMesa Farta, incluindo hortaliças, milho, feijão e arroz.
A programação contempla ainda captação e encaminhamento para vagas de emprego; serviços de seguro-desemprego; emissão de carteira de trabalho; cadastramento; e emissão do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa; além da emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), elaboração de projetos, coleta de documentação e orientações sobre o Crédito Rural.



