A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará do programaTocantins Presente, promovido pelo Governo do Tocantins, que ocorrerá em Miracema a partir do dia 5 e se estenderá até 7 de dezembro, data em que o município será simbolicamenteCapital por um Dia. Durante o evento, a Agência oferecerá palestras e atendimento técnico aos produtores rurais, com orientações que ajudam a prevenir doenças nos animais, evitar pragas nas lavouras e melhorar a qualidade da produção.
A programação inclui temas essenciais para fortalecer a sanidade agropecuária e ampliar a segurança alimentar no estado, entre eles uso correto e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos; rastreabilidade bovina; boas práticas na piscicultura; manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação; e procedimentos para registro de produtos de origem animal. As ações visam ajudar os produtores a cumprirem as normas sanitárias, reduzir riscos no campo e ampliar as oportunidades de comercialização.
Tocantins Presente
OTocantins Presenteé uma iniciativa do Governo do Estado que aproxima os serviços públicos das comunidades, principalmente daquelas mais distantes da Capital.
O programa atua como uma força-tarefa interinstitucional, reunindo secretarias e autarquias para oferecer atendimentos, orientações e políticas públicas nas áreas de saúde; educação; cidadania; assistência social; agricultura; emprego e renda; segurança; turismo; e cultura.
A proposta é garantir que os serviços cheguem de forma rápida e eficaz a todos os municípios, fortalecendo o diálogo com a população e promovendo uma gestão mais acessível e participativa.
Programação – palestras da Adapec
As palestras da Adapec abordarão os seguintes temas:Uso correto, seguro e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, com Rafael Martins dos Santos Ribeiro Belfort;Identificação individual bovina no Tocantins – rastreabilidade bovina, com Márcio Oliveira;Sanidade na piscicultura, com Elias Mendes de Sousa Neto;Manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação – E agora, o que o produtor deve fazer?, com Herielson Mariano Cantuária da Silva e Helen Quezia da Silva; eInspeção de produtos de origem animal no Tocantins – Como registrar?, apresentada por Anne Kaline da Silva Guimarães.