Sexta, 05 de Dezembro de 2025
22°C 26°C
Palmas, TO
Publicidade

Prefeitura de Paraíso certifica 710 alunos e consolida maior programa de qualificação e inclusão produtiva do Tocantins

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins realizou, na noite desta quinta-feira (4), a cerimônia de formatura dos Programas Qualifica Paraíso, Qualifica...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Paraíso - TO
05/12/2025 às 09h17
Prefeitura de Paraíso certifica 710 alunos e consolida maior programa de qualificação e inclusão produtiva do Tocantins
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins realizou, na noite desta quinta-feira (4), a cerimônia de formatura dos Programas Qualifica Paraíso, Qualifica Juventude e Qualifica Social, no Auditório da Escola de Tempo Integral Professora Rita Andrade. O evento marcou a conclusão do segundo semestre de 2025, com a certificação de 710 alunos distribuídos em 39 ações formativas, entre cursos, palestras, seminários e aulas de reforço escolar realizadas em parceria com SENAI, SEBRAE e IFTO.

Durante a solenidade, foram apresentados os resultados consolidados das iniciativas. Somente neste semestre, os programas ofertaram 32 cursos pelo SENAI, que certificaram 534 estudantes; dois cursos e cinco palestras do SEBRAE, com 231 participantes; e dois cursos do IFTO, totalizando 92 concluintes. A soma total do ano de 2025 alcança 1.340 certificados entregues a 1.139 alunos, em 54 ações formativas gratuitas.

Os programas, executados pelas secretarias municipais de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Esporte e Juventude (SEJUV) e Assistência Social, Habitação e Mulher (SEMASHM), atuam em frentes distintas de qualificação. O Qualifica Paraíso atende demandas do setor produtivo, com cursos voltados aos segmentos automotivo, construção civil, segurança do trabalho, logística, energias renováveis e gestão. O Qualifica Juventude trabalha na inserção de jovens a partir de 15 anos no mercado, com foco em tecnologia e gestão. Já o Qualifica Social prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade, ofertando capacitações que vão de cursos de beleza, artesanato, culinária e até costura.

Na oportunidade, o prefeito Celso Morais afirmou que a iniciativa surgiu como resposta à necessidade do setor empresarial por mão de obra qualificada. “Participo de muitos eventos dentro e fora do Estado e sempre digo que este projeto é um dos mais importantes da nossa gestão. Paraíso tem um comércio forte, mas também enfrenta dificuldades para encontrar profissionais capacitados. Quando iniciamos o programa, em 2021, sabíamos que ele poderia crescer. Hoje, com responsabilidade, podemos afirmar que Paraíso possui o maior programa de qualificação profissional do Tocantins, resultado de uma construção contínua e coletiva”, declarou.

Outro destaque da noite foi o registro das ações práticas realizadas durante os cursos, que hoje já dão resultado. No primeiro semestre, as aulas do curso de drywall resultaram na construção de uma sala de 16 m² na Igreja Assembleia de Deus Madureira, agora utilizada como escritório. Já no segundo semestre, os alunos do curso de Construtor de Alvenaria construíram uma quadra de vôlei de areia de 152 m² na Escola de Tempo Integral Professora Rita Andrade, já utilizada por aproximadamente 80 estudantes.

A cerimônia de formatura contou com a participação de familiares, professores, autoridades e representantes das instituições parceiras. Compuseram a mesa o prefeito Celso Morais, a secretária Juliana Martins (SICS), o secretário Osmarivan Moreira (SEJUV), a subsecretária Karlla Pauline, que representou a (SEMASHM), os professores Ivo Sócrates e Lucas Arruda (IFTO), a gerente regional do SEBRAE, Renata Moura, a gerente do SENAI Paraíso, Marcela Canola, a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Silvana Luz, vereadores e demais secretários municipais.

Na etapa final, os formandos representantes de cada programa receberam os certificados de forma simbólica. Com o encerramento do ano formativo, Paraíso do Tocantins alcança a marca de 3.646 pessoas qualificadas desde 2021, mantendo o programa como a maior política pública municipal de qualificação profissional do Estado.

Texto: Vitória Luna/Ascom
Fotos: Gustavo Fernandes/Ascom