Assistência Social Tocantins
Em Brasília, o Governo do Tocantins participa da 14ª Conferência Nacional do Suas e integra debates que reúnem mais de 2 mil participantes
Encontro nacional pelos 20 anos do Suas reúne propostas que visam fortalecer a assistência social em todos os 139 municípios do Tocantins
08/12/2025 16h28
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Mais de 2 mil participantes de todo o país se reúnem entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília/DF, para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), mostra presença ativa no evento que marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e reúne gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil no maior espaço democrático da política de assistência social no Brasil.

Com o tema20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência, a conferência promove debates sobre avanços, desafios e o fortalecimento da política pública para os próximos anos. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Tocantins participa das discussões por meio do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO), com apoio da Setas. O estado está representado por 45 participantes, sendo 34 delegados eleitos democraticamente, 29 municipais e 5 estaduais, além de 11 observadores, técnicos da Setas que acompanham os debates e as atividades da conferência. Essa participação amplia o espaço de diálogo e qualificação da representação do Tocantins no evento.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, reforça a importância do encontro. “A participação do Tocantins reafirma nosso compromisso com o aprimoramento contínuo de estratégias para garantir a proteção social à população que mais precisa.”

Na etapa estadual da Conferência no Tocantins, foram aprovadas 15 propostas, sendo dez para o estado e cinco para União, que agora seguem em discussão na plenária nacional.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Nágila Praigida, ressalta a relevância da conferência para o diálogo federativo. “Este espaço é essencial para transformar demandas da sociedade em diretrizes que orientem a política de assistência social.”

O conselheiro do município de Paraíso e integrante da delegação estadual, Diomar Dias Ferreira, afirma que o Tocantins contribui ativamente para a elaboração de propostas. “Estamos comprometidos em defender um Suas [Sistema Único de Assistência Social] forte, democrático e acessível, com deliberações que atendam às necessidades da população”, destacou.

Eixos Temáticos

Os debates estão organizados em cinco eixos temáticos: Universalização do Suas: acesso integral com equidade e respeito às diversidades; aperfeiçoamento contínuo do Suas: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecimento da proteção social e da inclusão; gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente e sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas.

Programação

A programação conta com debates temáticos, plenárias deliberativas, atividades de participação social, grupos de trabalho, celebração dos 20 anos do Suas, homenagens e plenária final. Ao final das discussões, serão aprovadas até 18 deliberações nacionais, que deverão orientar a política de assistência social em todo o país.

Diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, reforça a importância do encontro - Luciano Dourado/Governo do Tocantins
Conferência é um espaço fundamental para transformar demandas sociais em diretrizes para a assistência social, ressalta a presidente do Ceas/TO, Maria Nágila Praigida - Luciano Dourado/Governo do Tocantins
Conselheiro do município de Paraíso, Diomar Dias, defende um Suas forte, democrático e acessível - Luciano Dourado/Governo do Tocantins