

Josy Rodrigues Donato/Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi
Gurupi deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública com o lançamento do Projeto Rota do Cuidado, que marca o início de um novo serviço de transporte destinado aos pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O lançamento aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, 18, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa amplia o cuidado com os usuários do Sistema Único de Saúde que precisam se deslocar para outros municípios em busca de atendimento especializado, garantindo mais conforto, segurança e dignidade durante todo o percurso.
O Projeto Rota do Cuidado disponibiliza um ônibus com capacidade para 44 lugares, equipado com leito cama, além de contar com o acompanhamento de uma técnica de enfermagem durante as viagens, oferecendo mais segurança aos pacientes. Além do transporte, o projeto assegura três refeições diárias e local de estadia aos pacientes ao longo do dia em Palmas e, quando necessário, pernoite, garantindo um cuidado integral durante todo o período do tratamento.

A secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, destacou que o Projeto Rota do Cuidado representa um marco para o município e é resultado de planejamento, articulação e compromisso da gestão com a população. Segundo ela, a viabilização do serviço contou com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado Felipe Martins, o que garante o serviços por dois anos.
“Por meio do trabalho da Prefeitura, conseguimos viabilizar recursos que asseguram dois anos desse serviço. A gestão vai continuar buscando, junto ao Governo Federal, novas fontes de financiamento para manter o projeto. Quando entendemos as dificuldades que muitos pacientes enfrentam no deslocamento e na acomodação durante o TFD, percebemos o quanto esse projeto é necessário. Ele nasce para cuidar melhor das pessoas e representa um marco muito importante para a saúde de Gurupi”, afirmou a secretária.
Para a prefeita Josi Nunes, o Projeto Rota do Cuidado reforça o compromisso da gestão com políticas públicas que colocam o paciente no centro das ações, fortalecendo o SUS no município e promovendo mais humanização, organização e qualidade de vida para quem precisa de tratamento fora da cidade.
“Esse é o propósito da nossa gestão. Quero agradecer à secretária Luana e a toda a equipe da Secretaria de Saúde, que tem feito um trabalho sério e comprometido, resultando em avanços concretos para a nossa população”, destacou a prefeita.
Entrega de equipamentos
Durante o lançamento do projeto, a Prefeitura de Gurupi também realizou a entrega de equipamentos e eletrodomésticos para as unidades de saúde do município, reforçando a estrutura da rede e contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados à população.
Foram entregues 16 fogões, 18 armários de aço, 15 aparelhos de ar-condicionado, mesas de reunião, cadeiras fixas, micro-ondas, computadores e kits de teleconsulta, ampliando as condições de trabalho das equipes e a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS.




