
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Nesta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Gurupi formalizou a doação de um imóvel à Casa de Recuperação Maanaim, localizado na região da antiga Escola Agrícola João Tiago, na zona rural do município. A iniciativa garante segurança jurídica ao projeto, que já funciona no local, e fortalece importantes ações sociassistenciais desenvolvidas há mais de 15 anos.
A doação tem como objetivo a instalação e manutenção das atividades da Associação Casa Resgatando Vidas Maanaim, contemplando, entre outras ações, a implantação do Centro de Formação Técnica Maanaim, do Viveiro de Plantas Ornamentais Maanaim, além da continuidade e aperfeiçoamento do atendimento terapêutico, psicossocial, espiritual, pedagógico e laboral, voltado principalmente à recuperação de dependentes químicos.

Responsável pelo projeto, o pastor Paulo Cezar agradeceu a sensibilidade da gestão municipal em formalizar a doação. “Agradeço a Deus, à prefeita Josi Nunes e à Câmara de Vereadores por nos atenderem. Esse gesto fortalece um trabalho sério de recuperação de vidas que realizamos há 15 anos”, destacou.

A pastora Shirley, que também coordena o projeto, ressaltou a importância da parceria com o poder público. “Nosso foco é minimizar a dor do outro em todas as áreas, e essa parceria com a Prefeitura de Gurupi nos dá ainda mais condições de ampliar esse cuidado”, afirmou.
Polícia Ambiental

Durante a solenidade, também foi formalizada a doação de uma área ao Estado do Tocantins para a instalação permanente da Companhia Independente de Polícia Ambiental, com o objetivo de fortalecer a segurança ostensiva, patrimonial e ambiental, garantindo o bem-estar da sociedade, a preservação do meio ambiente e a proteção da vida.

Presente no evento, o Comandante-Geral do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel W. Costa, agradeceu a doação. “Nossa gratidão à prefeita, que é uma grande parceira da Polícia Militar”, ressaltou.
O Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental,Tenente CoronelGeraldo Magela, destacou a relevância do momento. “É um momento ímpar para a Polícia Militar. Essa doação representa um marco para a Polícia Ambiental. É importante termos a nossa ‘casa’. Estamos muito gratos”, afirmou.
Já o major da 3ª Companhia Ambiental, Arquimedes Azevedo Milhomem, lembrou que a conquista é fruto de uma luta antiga. “Houve sensibilidade para resolver essa tratativa. Há 20 anos sonhávamos em ter nossa própria área, e hoje esse sonho se tornou realidade”, disse.

A prefeita Josi Nunes ressaltou que as doações refletem o compromisso da gestão com o social e com a segurança. “Essas ações representam cuidado com as pessoas e com o futuro de Gurupi. Estamos garantindo dignidade, fortalecendo projetos que transformam vidas e oferecendo melhores condições para que nossas forças de segurança desempenhem seu trabalho em defesa da sociedade e do meio ambiente”, afirmou.
O vice-prefeito, Adailton Fonseca, também destacou a importância do momento. “São decisões que unem desenvolvimento, responsabilidade social e segurança. Gurupi avança quando o poder público atua em parceria com instituições sérias e comprometidas com o bem coletivo”, pontuou.
Atos administrativos
A solenidade ainda foi marcada por uma série de atos administrativos e legais, entre eles:
Assinatura dos Termos de Permissão de Uso da praça de alimentação do Shopping Popular e dos boxes do Mercado Municipal;
Sanção da Lei nº 2.808, que denomina o Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) como Jacinto Nunes da Silva;
Sanção da Lei nº 2.809, que denomina a nova rodoviária como Rodoviária Dolores Nunes;
Criação do Conselho Municipal de Habitação;
Prorrogação do prazo de vigência do Plano Municipal de Educação;
Criação do Programa de Valorização dos Servidores da Saúde;
Assinatura de decreto de doação à empresa PORTIAGRO LTDA;
Assinatura dos Termos de Reserva para as empresas: Vigor Seeds Ltda – Centro de Distribuição de Sementes; BRC Alimentos 2 Ltda; Prime Locação de Estruturas e Serviços de Conservação Ltda; Distribuidora de Gás Corrêa Ltda; Auto Socorro BR-153 Gurupi; Agricorte Serviços Agropecuários Ltda; Samuka Centro Automotivo de Pinturas Ltda; Recimais Comércio e Transporte Ltda; Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de GurupieGomes Feitosa Neto Ltda.
O secretáriomunicipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, destacou que as doações das áreas e a assinatura dos termos de permissão de uso representam um passo estratégico para o crescimento ordenado do município. “Essas ações garantem segurança jurídica, fortalecem projetos econômicos e criam um ambiente favorável para novos investimentos. Quando o município organiza e regulariza essas áreas, ele estimula o desenvolvimento, gera oportunidades e assegura que Gurupi continue avançando de forma sustentável”, afirmou.




