Cidades Palmas - TO
Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
Foram mais de 2,6 mil castrações e 4 mil microchipagems em 2025, ações que fortalecem a saúde pública, controle populacional e histórias de adoção ...
19/12/2025 15h42
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Somente em 2025, Palmas contabilizou 2.640 animais castrados e 4.000 microchipados em ações realizadas em todas as regiões da cidade. Os números refletem a consolidação da política municipal de proteção e bem-estar animal, que tem ampliado o alcance dos serviços, fortalecido o controle populacional e impactado diretamente a vida de famílias palmenses.

Foi na 1º Feira de Adoção da Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal de Palmas (Sebem), realizada em frente ao Paço Municipal em março, que a arquiteta Ana Carolina Gratão viveu um dos encontros mais marcantes de sua vida. Ali, entre tantos filhotes resgatados, estava Lucky, um cachorro filhote que olhou para o marido dela de um jeito tão único, que a escolha foi inevitável.

A motivação pela adoção veio de uma lembrança com a irmã de Carolina. “Há muitos anos, eu e minha irmã adotamos um cachorro pelo olhar. Contei para o meu esposo que acreditava que novamente reconheceríamos o animal certo dessa forma e foi o que aconteceu. Pegamos alguns no colo e, em um determinado momento, uma bolinha de pelo olhou para ele de forma diferente. Naquele instante, sabíamos que era o Lucky”, conta. A adoção mudou a rotina da família e, indiretamente, revela a força de uma política pública que se consolidou como referência na Capital.

Assistência e acompanhamento fortalecem a adoção responsável

A história da tutora é apenas uma entre centenas impactadas pelas ações da Sebem. A política de proteção e bem-estar animal tem efeito direto na saúde pública, na prevenção de zoonoses, na segurança social e na organização urbana. Em Palmas, ela integra vigilância sanitária, educação e proteção. Criada este ano, a pasta ampliou a infraestrutura, intensificou mutirões, criou a Lei N.º 3.174 e passou a tratar o cuidado animal como política pública permanente.

Desde o início da adoção, Ana Carolina recebeu orientação e acompanhamento da Sebem. “Eles verificavam se o Lucky estava bem e se precisávamos de algo. Até o agendamento da castração foi orientado pela equipe. Esse suporte foi essencial. Sempre recomendo para outras pessoas”, afirmou.

Controle populacional, educação e adoção como eixo principal

A expansão das ações de castração (2.640 no total) e microchipagem (4.000 no total) marcou o ano, com impacto direto na redução de abandono e na responsabilização dos tutores. A Prefeitura realizou a primeira estimativa animal da história de Palmas, estruturou dados populacionais e ampliou oferta de serviço em todas as regiões. As castrações e microchipagens realizadas ao longo do ano estiveram distribuídas entre Castramóvel, mutirões e ações educativas territoriais.

Proteção da fauna nativa e combate aos maus-tratos

Todos os animais que foram destinados à adoção pelo município são vítimas de maus-tratos. Para enfrentar essa realidade, Palmas criou um setor exclusivo para o tema e estabeleceu o destacamento da Guarda Metropolitana (GMP) dedicado ao atendimento, resposta e fiscalização. A atuação contribui para a diminuição do abandono de cães e gatos nas ruas, para a proteção e a garantia dos direitos dos animais no município de Palmas.

Na fauna silvestre, a Sebem promoveu ações educativas em escolas, palestras comunitárias, capacitação específica para a Guarda Metropolitana, além da Semana das Araras, que mobilizou atividades de prevenção, orientação e a instalação de três ninhos artificiais para ampliar a oferta de abrigo seguro para a espécie. (Confira o quadro informativo no final do texto para mais detalhes).

Com operações estruturadas, ações educativas e acompanhamento pós-adoção, o município consolidou um modelo que alia proteção, saúde pública e vínculo comunitário. Lucky encontrou uma família, e Palmas fortaleceu um caminho permanente de cuidado, dignidade e proteção para seus animais.

Texto: Hugo Gross e Fernanda Leme

Edição: Denis Rocha e Lorena Karlla Mascarenhas

Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmas - TO
Foram 2.640 castrações e 4.000 microchipagens ao longo do ano, distribuídas entre Castramóvel, mutirões e ações educativas territoriais - Foto: Diogo Paz