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Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor

Fiscalizações, pesquisas de preços e apreensão de produtos impróprios também garantiram a proteção dos direitos dos consumidores tocantinenses

Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
23/12/2025 às 18h20
Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Foram realizada, em 2025, 334 pesquisas de preços para auxiliar os consumidores na busca de preços mais acessíveis - Foto: Procon/Divulgação

Em 2025, o Procon Tocantins realizou mais de 30 mil atendimentos, cerca de 50 mil apreensões de itens considerados impróprios e 334 pesquisas de preços. A intensificação das ações de fiscalização, orientação e monitoramento do mercado pelo órgão visa coibir práticas abusivas e assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em todo o estado.

O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, destacou a importância do trabalho do órgão em prol dos consumidores. "Nosso objetivo é garantir que todos os tocantinenses tenham acesso a produtos e serviços seguros, além de informações claras. O balanço das ações mostra que o Procon tem atuado de forma intensa e eficiente, sempre alinhado às políticas do Governo do Tocantins", reforçou.

Atendimentos

A atuação do Procon Tocantins na orientação e mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores também se reflete no volume de atendimentos prestados neste ano. Entre janeiro e dezembro de 2025, foram registrados 31.616 atendimentos em todo o estado, reforçando a presença do órgão nas diversas regiões e facilitando o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor.

Para buscar a solução de conflitos e a efetividade dos direitos previstos no CDC, o Procon promoveu 6.110 audiências ou mediações entre consumidores e fornecedores.

No mesmo período, 303 denúncias apresentadas por consumidores foram devidamente atendidas, evidenciando a importância da participação da população no fortalecimento das ações do Procon e na garantia de proteção aos direitos dos cidadãos.

Fiscalização e notificação

Entre janeiro e dezembro de 2025, foram 48.721 itens apreendidos, considerados impróprios para o consumo, com irregularidades como prazo de validade vencido, embalagens adulteradas, amassadas ou enferrujadas, além de problemas no armazenamento dos produtos.

As ações resultaram ainda na emissão de 847 notificações e na lavratura de 432 autos de infração, quando constatado o descumprimento das normas previstas no CDC. Também foram elaborados 1.328 relatórios de visita, documentos técnicos que subsidiam os processos administrativos, e 2.607 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em diferentes municípios tocantinenses.

Além das ações repressivas, o Procon manteve uma atuação preventiva e educativa. Em 2025, o órgão realizou 334 pesquisas de preços, com itens essenciais e produtos sazonais, como cesta básica, açougue, pescados, gás de cozinha, combustíveis, produtos da Páscoa, material escolar e itens relacionados a datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais e Natal. As pesquisas visam orientar o consumidor e auxiliar na comparação de preços e ajudá-lo em escolhas mais conscientes.

Durante aBlack Friday, o órgão realizou ações preventivas e de fiscalização em 263 empresas de todo o estado, incluindo lojas virtuais, analisando 2.404 produtos, entre itens eletrônicos, eletrodomésticos, veículos, roupas, calçados e móveis.

No dia oficial da promoção, 28 de novembro, o órgão manteve plantão das 8h às 18h, com fiscalizações presenciais e monitoramento on-line, resultando na autuação de três empresas por publicidade enganosa, principalmente por anunciarem descontos inexistentes ou condições divergentes das divulgadas, garantindo mais segurança e transparência aos consumidores.

"Cada fiscalização, cada notificação e cada auto de infração são instrumentos que nos permitem proteger o consumidor e coibir práticas irregulares. Os resultados alcançados refletem o empenho permanente das nossas equipes, tanto nas fiscalizações de rotina quanto nas operações especiais e pesquisas de preços, garantindo mais equilíbrio e segurança nas relações de consumo em todo o Tocantins”, frisou o diretor de Fiscalização, Magno Silva.

Campanhas educativas

Durante o ano, foram promovidas 61 ações educativas, com o Procon Itinerante, gincanas e palestras, alcançando diretamente cerca de 5 mil pessoas, incluindo estudantes, fornecedores, consumidores e servidores. Essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento da conscientização sobre os direitos do consumidor.

Apoio jurídico e contencioso

Emborao Procon Tocantins não possua capacidade de representar diretamente em juízo, sendo essa atribuição da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o órgão desempenhou papel fundamental na preparação e no envio de subsídios para a defesa judicial e contribuiu para a efetividade de ações de proteção ao consumidor.

Os números são expressivos, sendo 5.950 documentos, incluindo análises, manifestações processuais e julgamentos, bem como respostas ao Ministério Público (MP), à Defensoria Pública, à Polícia Civil, à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e à própria PGE.

O balanço das atividades reforça o papel do Procon Tocantins na defesa do consumidor, atuando de forma preventiva, educativa e repressiva, conforme o CDC. O órgão orienta que os consumidores continuem registrando denúncias e reclamações, pois essas informações são essenciais para ampliar a fiscalização e promover um mercado mais justo, transparente e seguro em todo o Estado.

Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
(Arquivo) Em 2025, o Procon Tocantins realizou mais de 30 mil atendimentos - Divulgação/ Procon
Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Entre janeiro e dezembro de 2025, foram 48.721 itens apreendidos, considerados impróprios para o consumo - Divulgação/Procon
Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Neste ano, foram promovidas 61 ações educativas, com o Procon Itinerante, gincanas e palestras, alcançando diretamente cerca de 5 mil pessoas - Divulgação/Procon
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