
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira, 29, a entrega dos cartões do Programa AlimenTO, em parceria com o Governo do Estado, que irá beneficiar 230 famílias gurupienses em situação de vulnerabilidade social. As entregas ocorreram nos três Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, localizados nos setores Vila Íris, Vila Nova e Park dos Buritis.

Participaram das solenidades o secretário municipal de Assistência Social, Darcy Fonseca, o secretário municipal de Comunicação, Paulo Albuquerque, a secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, que representou a prefeita Josi Nunes durante a entrega dos cartões às famílias contempladas, além dos vereadores Ivanilson Marinho (presidente da Câmara), Matheus Monteiro, Jair do Povo e Walter Coelho.
Durante o evento, o secretário Darcy Fonseca destacou que o Programa AlimenTO é fruto de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS). Segundo ele, as famílias beneficiadas irão receber o valor de R$ 250,00 mensais, pelo período de 12 meses, de dezembro de 2025 a dezembro de 2026, exclusivamente para a compra de gêneros alimentícios. “Esse recurso garante mais dignidade, segurança alimentar e apoio direto às famílias que mais precisam. É um compromisso social que fortalece a proteção básica e contribui para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou.

Representando a prefeita Josi Nunes, a secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, enfatizou que a iniciativa está alinhada com o principal foco da atual gestão, que é cuidar das pessoas. “A gestão da prefeita Josi Nunes tem como prioridade olhar para quem mais precisa. O Programa AlimenTO vem ao encontro desse compromisso, garantindo alimento na mesa das famílias e promovendo mais dignidade, cuidado e atenção social para a população gurupiense”, afirmou.

Sobre o Programa AlimenTO
O Programa AlimenTO é uma política pública estadual de transferência de renda e segurança alimentar, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), que atende 7 mil famílias em todo o Tocantins. O benefício é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita de até R$ 218, inscritas e com cadastro atualizado no CadÚnico, priorizando aquelas com crianças de 0 a 6 anos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência, além de comunidades tradicionais. O auxílio é pago por meio de cartão magnético e deve ser utilizado exclusivamente para a aquisição de alimentos, promovendo segurança alimentar e nutricional em todo o estado.






