
Agentes da Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) realizaram o resgate de uma serpente da espécieBoa constrictor(jiboia) na tarde da última segunda-feira, 5, em uma residência próximo à ASR-SE 65 (612 Sul). A ocorrência foi atendida após acionamento, via Sistema Integrado de Operações (Siop), por uma moradora que relatou a presença de jiboia, de grande porte, presa entre o telhado e a parede da residência, gerando apreensão quanto à segurança das pessoas que estavam no local.
No local, foram empregadas técnicas apropriadas de manejo seguro para a retirada do réptil, não peçonhento, para preservação da integridade do animal e na proteção da moradora. Os agentes verificaram que a serpente não apresentava ferimentos aparentes ou sinais de debilidade.
Após o resgate, o animal foi solto em uma área de mata preservada, com vegetação densa e características compatíveis com seu habitat natural, onde foi realizada a soltura. Segundo a GMP, em casos semelhantes, a população pode acionar o número 153 para solicitações e denúncias.
Texto: Walter Riedlinger
Edição: Juliana Matos





