Cidades Paraíso - TO
Semed abre 2026 com formação para os técnicos pedagógicos
A Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu oficialmente o ano de 2026 com uma formação especial para os t...
09/01/2026 07h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Paraíso - TO

A Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu oficialmente o ano de 2026 com uma formação especial para os técnicos pedagógicos da rede. Com o tema “Planejar com intencionalidade, observar com sensibilidade e ensinar com propósito”, o encontro realizado nesta terça, 6, reuniu 25 técnicos professores, no auditório da Semed.

A formação teve como objetivo fortalecer saberes, alinhar diretrizes e reafirmar o papel essencial dos formadores no acompanhamento pedagógico das escolas, garantindo práticas que promovam aprendizado real e transformação educativa.

O momento foi marcado por diálogos profundos, estudos orientados e construção coletiva, envolvendo temas como alfabetização, educação infantil, avaliação diagnóstica, equidade, inclusão, rotina pedagógica e acompanhamento sistemático das aprendizagens.

O secretário Municipal de Educação, Deley Oliveira, ressaltou que muita coisa boa está por vir. “A educação é a esperança de uma nação, de uma família e de cada cidadão. Pensando nisso, já iniciamos o nosso processo formativo”, pontuou acrescentando que o evento foi um momento de acolhida, de direcionamento pedagógico, metodológico e cognitivo.

O gestor da pasta destacou ainda que é necessário que haja, a médio e longo prazo, uma postura de mudança metodológica e até cultural em relação à educação municipal. “Queremos que os alunos do Pré 1 (4 anos) terminem o ano letivo com aspectos cognitivos bem avançados e já conheçam palavras simples e os do Pré 2 possam finalizar o ano lendo pequenas frases e escrevendo seu próprio nome. Que as crianças do primeiro ano concluam sabendo ler textos de forma silabada e que as do segundo ano estejam com a consolidação da leitura perfeita”, explicou o secretário.

Para a superintendente de Gestão e Eventos da Semed, Giovanda Carvalho, ministrar esta formação foi um ato de entrega e de compromisso com cada formador que conduz, orienta e transforma o cotidiano das escolas. “Pudemos reafirmar que planejar com intencionalidade, observar com sensibilidade e ensinar com propósito não é apenas um tema é um movimento diário que exige estudo, escuta e presença”.

“Acredito que cada um aqui é uma pérola da nossa rede. Pérolas não nascem prontas: elas surgem de processos, de camadas de cuidado, de tempo, de esforço e de vida. Assim também é o trabalho pedagógico. Cada sugestão dada, cada olhar atento, cada orientação construída em parceria vai lapidando nossa prática e revelando o brilho que existe no trabalho de toda a Semed”, acrescentou Giovanda. (Ascom/Fernanda Menta)

1/5
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO