Com a volta às aulas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu início, nesta terça-feira, 3, em Palmeiras do Tocantins, em mais uma etapa doProjeto Peixe +, com ações de conscientização ambiental nas escolas. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de Palmeiras do Tocantins, na Escola Estadual Padre Cesare Lelli e contou com a participação de aproximadamente 52 estudantes do 6º ao 9º ano, professores e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Nesta quarta-feira, 4, as atividades foram realizadas nos municípios de Xambioá e Araguanã.
A ação tem como objetivo conscientizar as comunidades escolares, localizadas nas proximidades dos rios Tocantins e Araguaia, sobre a importância da Piracema, ressaltando a necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos durante esse período fundamental para a reprodução dos peixes.
A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância da retomada do projeto no início do ano letivo. “O retorno das ações nas escolas do estado é um momento de aprendizado, diálogo e formação de consciência ambiental entre os estudantes. A iniciativa reforça o compromisso com a educação ambiental e com a formação de uma consciência sustentável desde cedo, levando conhecimento sobre a importância da preservação dos recursos pesqueiros, do respeito ao período do defeso e do cuidado com os rios. Acreditamos que, ao envolver os estudantes, estamos formando multiplicadores de informação, que levam esse aprendizado para suas famílias e para a comunidade, contribuindo para a conservação ambiental e para um futuro mais equilibrado”, explicou.
Durante a ação, a fiscal ressaltou a necessidade de respeitar o período de reprodução dos peixes para assegurar a sustentabilidade das espécies aquáticas. Ela também esclareceu as normas estabelecidas, explicando o que é permitido e o que é proibido durante o período de defeso.
Programação
A programação doProjeto Peixe+prossegue até o final de fevereiro, com ações em diferentes municípios. Nesta quinta-feira, 5, a equipe do Naturatins estará em Santa Fé do Araguaia; e na sexta-feira, 6, a atividade será realizada em Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins.
Ações desenvolvidas
A equipe de fiscalização do Naturatins percorreu diversos municípios do Estado com oProjeto Peixe +, levando conhecimento às comunidades escolares sobre a importância da piracema. A primeira fase da iniciativa ocorreu, entre outubro e dezembro, abrangendo 30 municípios, como Marianópolis, Rio dos Bois, Tupirama, Guaraí, Araguaína e Pium.
Ao todo, as ações foram realizadas em 30 unidades escolares, sendo 20 municipais e 10 estaduais, alcançando aproximadamente 3.214 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e gestores. O projeto se destaca por seu caráter participativo, incentivando a troca de conhecimentos sobre a preservação ambiental e pesca sustentável no Estado.