Josy Rodrigues Donato/Ascom Semus Gurupi
Fotos: arquivo/Semus
Neste sábado, 07, Gurupi realiza a mais uma etapa do encoleiramento canino contra a leishmaniose visceral (calazar) 2026. A ação é realizada pela Secretaria Municpal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 8h às 16h, com equipes distribuídas em pontos estratégicos de diversos bairros do município. As coleiras podem ser utilizadas em cães a partir de três meses de vida e têm como principal função repelir o inseto transmissor do parasita.
Os pontos de encoleiramento serão:
• Escola Municipal José Pereira da Cruz – Vila São José
• Escola Municipal Antônio de Almeidas Veras – Centro
• Centro de Especialidades Odontológicas de Gurupi (CEO)
• Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão – Bela Vista
• Escola Municipal Joel Ferreira – Setor Nova Fronteira
• CRAS Vila Nova
•
Outras ações de encoleiramento serão realizadas ao longo do ano, até que toda a meta seja alcançada, ampliando a cobertura de proteção animal em Gurupi.
Segundo o coordenador do CCZ, Adriano Ramalho, o encoleiramento canino é uma estratégia comprovadamente eficaz no controle da leishmaniose visceral. Até 2024, a distribuição das coleiras era restrita aos bairros com maior incidência da doença, mas desde 2025 a ação passou a contemplar todos os setores da cidade, garantindo maior alcance da prevenção.
“Essa é uma ação fundamental para proteger nossos cães e também a população. O encoleiramento com deltametrina é uma medida eficaz no combate ao calazar, porque impede que o mosquito transmissor se alimente do animal. Desde o ano passado, conseguimos ampliar essa estratégia para todos os bairros de Gurupi, e a participação dos tutores é essencial para alcançarmos a meta e fortalecer a prevenção no município”, alertou Ramalho.