Assistência Social Tocantins
Governo do Tocantins promove oficinas e atendimentos no retorno às aulas do Projeto Mãos que Criam
Ação ocorre nesta segunda, 9, e terça-feira, 10, no núcleo do Projeto, na região norte de Palmas
09/02/2026 13h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove nesta segunda, 9, e terça-feira, 10, no núcleo do Projeto Mãos que Criam, da região norte, em Palmas, oficinas e atendimentos voltados para beneficiários em situação de vulnerabilidade social.

A ação marca o retorno das aulas do projeto, com o objetivo de promover a inclusão social, dignidade e elevação da autoestima da população, na realização de oficinas de Panificação Profissional e Automaquiagem, e atendimentos na área da beleza, com corte de cabelos, masculino e feminino, tranças e penteados. A ação será executada pelos profissionais do Projeto, e os atendimentos ocorrrem das 8 às 14 horas, por ordem de chegada.

A secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destacou que são louváveis as ações que promovam a redução de custos e auxiliem alunos da rede pública para um início de ano letivo com mais confiança e redução de desigualdades visíveis. "No início do ano as famílias já se encontram com muitas despesas por conta de documentação e compra de materiais escolares, e essa ferramenta de cidadania e bem-estar vem ofertar serviços de beleza gratuitamente, proporcionando um novo visual, sem custos, e colaborando com a economia familiar”.

Embora a ação seja voltada para o apoio ao retorno das aulas, qualquer pessoa que comparecer ao núcleo, dentro do horário, será atendido. Queila Sousa Nascimento participa do curso de Panificação Profissional e já fazia alguns pães em sua casa, mas não tinha muito preparo. “Aqui é um divisor de água, uma capacitação para nos tirar da zona de conforto. Para nos tirar o medo, aqui trabalha-se muito a questão mental e estou amando participar”.

Projeto Mãos que Criam

O Projeto Mãos que Criam alia qualificação profissional e acesso ao crédito para promover oportunidades reais de geração de renda. A Setas é responsável pela oferta dos cursos e a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, é madrinha do Projeto.

Conforme o Decreto nº 6.939/2025, os participantes com aproveitamento satisfatório poderão acessar até R$ 9 milhões em linhas de crédito, disponibilizadas pela Agência de Fomento, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDESTO).

Queila Sousa Nascimento participa do curso de Panificação Profissional - Gabriel Filipe/Governo do Tocantins
Objetivo é promover a inclusão social, dignidade e elevação da autoestima da população - Gabriel Filipe/Governo do Tocantins