Geral Tocantins
Naturatins registra aumento de cerca de 40% nos atendimentos a animais silvestres no Centro de Fauna do Tocantins em 2025
Cefau atua no recebimento, na triagem, no tratamento, na reabilitação e na destinação da fauna silvestre entregue voluntariamente, apreendida ou re...
10/02/2026 16h36
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), registrou, em 2025, um aumento de aproximadamente 40% nos atendimentos a animais silvestres em relação ao ano anterior. Provenientes de apreensões de tráfico, criação ilegal, entrega voluntária, vítimas de maus-tratos e de atropelamentos, os animais são atendidos diariamente para garantir não apenas sua sobrevivência, mas também a readaptação e a reintrodução no meio ambiente.

Em 2025, foram atendidos 683 animais. O número representa um aumento significativo em comparação a 2024, quando foram registrados 491 atendimentos. Do total atendido em 2025, 108 são mamíferos, 21 répteis e 554 aves.

A coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca, destacou que o aumento no número de atendimentos é resultado de um trabalho integrado. “Esse crescimento é reflexo da atuação integrada entre as equipes do Cefau e de fiscalização do Naturatins, das parcerias com órgãos competentes, além da conscientização da sociedade, que tem buscado cada vez mais realizar a entrega voluntária de animais ou acionar as instituições responsáveis.

Mayumi reforça, ainda, que esse aumento evidencia a importância do trabalho desenvolvido pelo Cefau. “Esse crescimento demonstra o avanço na proteção da fauna silvestre e fortalece o papel do Cefau como referência no acolhimento, cuidado e destinação adequada dos animais, assegurando que cada caso seja tratado de forma responsável e com foco no bem-estar animal”, conclui.

Todos os animais atendidos passam por atendimento clínico veterinário, triagem, identificação e avaliação do estado de saúde. Como resultado desse trabalho, 53 animais receberam destinação adequada e 244 foram reabilitados e reintegrados à vida livre com acompanhamento técnico. Os demais permanecem no Cefau em processo de tratamento e reabilitação.

Ainda segundo a coordenadora do Cefau, os cuidados com a fauna silvestre envolvem uma série de etapas que vão desde a avaliação inicial até a reabilitação e destinação correta dos animais. “Os exemplares encaminhados ao Cefau passam por um processo de avaliação para identificar suas condições de saúde e comportamento. A partir dessa análise, alguns são devolvidos à natureza, outros são destinados a locais específicos, como zoológicos, enquanto há aqueles que permanecem em reabilitação, recebendo acompanhamento contínuo. Nesse período, são realizados exames de rotina, especialmente em grandes felinos, como hemogramas e a avaliação dos níveis de cortisol, indicador de estresse, além de ações de reabilitação e enriquecimento ambiental, sempre com foco no bem-estar animal”, afirma Mayumi Matuoca.

Cefau

Localizado no município de Palmas, em uma área de aproximadamente sete hectares, o Cefau é um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) administrado pelo órgão ambiental e atua no recebimento, na identificação, na triagem, no tratamento, na reabilitação e na destinação da fauna silvestre.

Em agosto de 2017, o Naturatins, por meio da Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade (GPIB), vinculada à Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), iniciou sua operacionalização. Posteriormente, o Cefau foi instituído pela Portaria/Naturatins nº 158, de 6 de junho de 2019, publicada no DOE nº 5.374, de 7 de junho de 2019.

Único órgão estadual com um centro de triagem regularizado, o Naturatins, por meio do Cefau, busca o acolhimento de animais entregues voluntariamente, apreendidos ou resgatados por instituições como a Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Guarda Metropolitana.

O Cefau atua na proteção e na reabilitação da fauna silvestre em situação de risco há oito anos. São recebidos diariamente animais silvestres provenientes de apreensões de tráfico, de criação ilegal, de entrega voluntária, vítimas de maus-tratos e de atropelamentos. A equipe de profissionais composta por bióloga, veterinários, zootecnista, tratadores e estagiários, garante atendimento de forma a assegurar não apenas a sobrevivência, mas também a sua readaptação e a reintrodução ao meio ambiente.

O acesso ao Cetras é restrito e ocorre exclusivamente para servidores e profissionais autorizados, mediante autorização prévia do Naturatins, não sendo permitida visitação ao público. A medida tem como objetivos garantir o bem-estar dos animais em reabilitação; reduzir o estresse causado pela presença humana; e assegurar o cumprimento dos protocolos de biossegurança.

Não é permitida a realização de registros fotográficos ou audiovisuais nas dependências da unidade, a fim de evitar o estresse e a interferência no processo de recuperação dos animais, bem como a exposição indevida de animais em tratamento.

Parcerias com Centros Universitários

Para reforçar os cuidados com a fauna silvestre, o Naturatins mantém acordos de cooperação técnica com instituições de ensino superior. Entre as parcerias está o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), que disponibiliza a estrutura do Hospital Veterinário para a realização de procedimentos cirúrgicos, exames clínicos, radiografias e outros atendimentos especializados.

O órgão ambiental também conta com a parceria do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), responsável por oferecer suporte aos animais silvestres atendidos pelo Cefau, com a realização de exames clínicos e radiográficos. A instituição também disponibiliza um banco de amostras biológicas, utilizado no desenvolvimento de pesquisas, ações de educação ambiental e trabalhos científicos.

Resgate e acolhimento

Em busca de locais para reprodução ou refúgio temporário, especialmente após a ocorrência de incêndios florestais, animais silvestres são vistos com frequência em áreas urbanas. Nos casos em que as espécies estejam fora de seu habitat natural e seja necessário o resgate, ou ainda em situações de entrega voluntária, a recomendação é acionar o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), pelo telefone (63) 3218-2761.

Na Capital, a população também pode entrar em contato com a Guarda Metropolitana, pelo número 153. Ambas as instituições contam com agentes preparados para atender esse tipo de ocorrência. Após o resgate, os animais devem ser encaminhados ao Cefau.

Em 2025, o Naturatins registrou um aumento de aproximadamente 40% nos atendimentos a animais silvestres em relação ao ano anterior - Naturatins/Governo do Tocantins
Há oito anos, o Cefau atua na proteção e na reabilitação da fauna silvestre em situação de risco no Tocantins - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Acesso ao Cetras é restrito a servidores e profissionais autorizados, mediante autorização prévia do Naturatins - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Segundo a coordenação do Cefau, o aumento nos atendimentos é resultado do trabalho integrado das equipes do Instituto - Naturatins/Governo do Tocantins