
Por Secom Gurupi
Nesta terça-feira, 10, os secretários municipais de Assistência Social, Darcy Fonseca, e da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, cumpriram agenda institucional em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Durante a visita, participaram de reunião com o ministro Wellington Dias, reforçando a integração entre as políticas públicas federais e municipais e o compromisso da gestão da prefeita Josi Nunes com o fortalecimento das ações voltadas à população gurupiense.

O encontro teve como foco a ampliação de programas sociais, a apresentação de demandas do município e o alinhamento de parcerias e captação de recursos. A pauta principal foi o fortalecimento da rede de proteção social, garantindo direitos e ampliando o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, articuladora do plano Brasil que Cuida em Gurupi — um planejamento intersetorial do Governo Federal — destacou que todas as secretarias e áreas do município serão integradas às ações do programa. “Estamos promovendo uma atuação conjunta entre as pastas. Desta vez, a agenda envolveu a Assistência Social, mas o Brasil que Cuida é um plano integrado que alcança diversas áreas, garantindo mais eficiência e resultados concretos para a população”, ressaltou.
Entre os avanços conquistados durante a agenda está a confirmação de uma unidade do MobSUAS para Gurupi — um veículo estruturado que permitirá o atendimento remoto em comunidades mais afastadas, como assentamentos, distritos e povoados, ampliando o acesso aos serviços socioassistenciais. Além disso, o município foi contemplado com iniciativas como o programa Gás do Povo, que amplia e fortalece o acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda; a implantação de uma Cuidoteca, serviço público gratuito voltado ao acolhimento e cuidado de crianças com e sem deficiência, de três a 12 anos, em espaço seguro e acessível; e o Programa Acredita no Primeiro Passo, criado pelo Governo Federal para apoiar famílias cadastradas no CadÚnico por meio de cursos profissionalizantes, incentivo ao emprego e ao empreendedorismo, incluindo acesso a microcrédito com juros reduzidos e orientação especializada.

O secretário municipal de Assistência Social, Darcy Fonseca, destacou que a participação na agenda em Brasília demonstra o empenho da gestão Josi Nunes em buscar melhorias contínuas para o município. “Essa agenda reforça o compromisso da prefeita Josi Nunes com o desenvolvimento social de Gurupi. Estamos sempre em busca de investimentos, parcerias e novas oportunidades que fortaleçam nossa rede de proteção e garantam mais dignidade às famílias que mais precisam”, afirmou.
Fonseca concluiu que a gestão municipal segue trabalhando com responsabilidade e planejamento, priorizando políticas públicas que promovam inclusão, dignidade e qualidade de vida para toda a população de Gurupi.




