O Governo de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na manhã desta quinta-feira, 19 de fevereiro, a Chamada Pública da Agricultura Familiar. O encontro foi realizado no auditório da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, no setor Interlagos, reunindo produtores rurais, representantes de associações, técnicos da educação e gestores da rede municipal.
A iniciativa atende às normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estabelece a aplicação mínima de 45% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de produtos da agricultura familiar. O edital foi publicado no dia 27 de janeiro de 2026, no Diário Oficial do Município.
Durante a Chamada Pública, os agricultores apresentaram seus projetos de venda dos produtos que serão adquiridos pela gestão municipal e destinados à merenda escolar. A gerente do Comitê Gestor Municipal da Agricultura Familiar, Sofia Soares Duarte, explicou que o processo é realizado anualmente e garante organização e transparência na distribuição dos alimentos às unidades escolares.
“A Chamada Pública acontece anualmente, como exigência do FNDE, e estamos aqui para acompanhar os projetos de venda apresentados pelos agricultores familiares. A partir desses projetos, cada escola recebe o seu planejamento para fazer a compra dos produtos, conforme a exigência do FNDE. Este ano, estamos comprando no mínimo 45% da agricultura familiar. Com a Chamada Pública, conseguimos acompanhar cada fornecedor, cada agricultor e o que cada escola vai adquirir e receber”, afirmou.
Segundo Sofia Duarte secretária do comitê, a proposta também busca priorizar a produção local e regional. “O objetivo é valorizar o produto produzido em Paraíso e levá-lo para a rede pública municipal. Além dos agricultores da nossa região, também abrangemos produtores de municípios próximos, do Vale do Araguaia”, completou.
Estiveram presentes a professora Clélia Lúcia de Oliveira coordenadora da Alimentação Escolar da rede municipal representando o secretário municipal de Educação, professor Deley Oliveira; a nutricionista municipal Camilla Rodrigues; coordenadores de apoio da alimentação escolar das escolas e creches; técnicos da Semed; representantes da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor de Paraíso (Afeipar) e de outras entidades, como a Associação dos Agricultores Familiares de Palmas (AGROP).
Após a definição dos projetos habilitados, os resultados são encaminhados às escolas e creches, que elaboram contratos e cronogramas de entrega. A Chamada Pública é aberta ao público e permite a participação de agricultores interessados em fornecer para a rede municipal, ampliando a integração entre educação e produção rural no município.