Ascom Semeg
Professores da Rede Municipal de Ensino de Gurupi foram reconhecidos, na última segunda-feira (16), com o Prêmio Educador Transformador, na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação. A premiação destaca práticas inovadoras que contribuem para a construção de uma educação mais inclusiva, sustentável e alinhada aos desafios contemporâneos.
Receberam o reconhecimento o professor Thiago Monteiro dos Santos, com o projeto “Educação integral em ação: o esporte como caminho para a cidadania e inclusão social”, e a professora Tainara Ferreira de Oliveira com a iniciativa de um Concurso de Arte Reciclável que é um projeto que nasceu da necessidade de formar crianças mais conscientes, criativas e responsáveis com o meio em que vivem.
O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa que busca mobilizar e conectar professores e gestores educacionais de todo o país para a cocriação de projetos inovadores, voltados à superação dos desafios presentes e futuros da educação. Além do reconhecimento, a premiação também oferece apoio à formação continuada desses profissionais por meio de jornadas de desenvolvimento que abordam temas contemporâneos e urgentes, promovendo o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Inspirada no tema da Bett Brasil 2025, a terceira edição do prêmio convidou educadores de todo o Brasil a refletirem sobre o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”, com base em três categorias temáticas:
– Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas (exclusiva para professores);
– Gestão Educacional Transformadora (exclusiva para gestores);
– Inclusão e Sustentabilidade na Educação (aberta a professores e gestores).
O prêmio é resultado da união entre o Prêmio Professor Transformador, realizado pelo Instituto Significare em parceria com a Bett Brasil, e o Prêmio Educação Empreendedora, do Sebrae. A iniciativa tem como objetivo reconhecer talentos, apoiar o desenvolvimento contínuo e impulsionar professores e gestores que atuam na transformação da educação em escolas, redes e sistemas de ensino.
O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues Martins, destacou a importância do reconhecimento como resultado do compromisso dos profissionais da rede com a qualidade do ensino e a formação integral dos estudantes.
Segundo Martins, a premiação evidencia o impacto positivo de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas unidades escolares do município. “Esse reconhecimento demonstra que nossos professores estão comprometidos com uma educação que vai além do conteúdo em sala de aula, promovendo inclusão, sustentabilidade e cidadania. São iniciativas que contribuem diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, participativos e preparados para os desafios do futuro”, afirmou.
Com cerca de 6.500 inscrições nas duas primeiras edições, o prêmio se consolida como um importante espaço de valorização de práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Destinado a professores e gestores de instituições públicas e privadas em efetivo exercício, o prêmio oferece aos participantes a oportunidade de aprimoramento profissional, troca de experiências e integração em uma rede nacional de educadores comprometidos com a transformação social por meio da educação.
Entre as premiações da terceira edição estão:
– Pacotes completos para a Bett UK, em Londres;
– Pacotes completos para o Congresso Bett Brasil 2026;
– Cursos, formações complementares e outros incentivos educacionais.
Ao reconhecer o trabalho de profissionais que atuam como agentes de transformação em sala de aula e na gestão educacional, o Prêmio Educador Transformador contribui para o fortalecimento de uma educação empreendedora, inclusiva e sustentável, além de inspirar outros educadores a desenvolverem iniciativas inovadoras em suas comunidades escolares.