Os primeiros 100 dias de trabalho da Prefeitura Municipal na Secretaria Municipal da Mulher (Semup) resultaram em uma série de conquistas significativas para as mulheres de Palmas, abrangendo áreas como segurança física, social e econômica, inclusão no mercado de trabalho e defesa de direitos. O ponto alto dessas ações foi a inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB) no dia 28 de março.
A CMB é um dos mais importantes equipamentos públicos de Palmas, com foco no apoio, bem-estar e segurança do público feminino e seus dependentes. O local concentra serviços como delegacia da mulher, casa de passagem, brinquedoteca, assistência jurídica e psicológica, entre outros. A Casa é fruto de uma parceria com o governo federal e foi a primeira unidade no País a ser construída com colaboração direta do Município.
Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou um Decreto que criou a Patrulha Maria da Penha em Palmas, a ouvidoria da mulher e disponibilizou uma viatura exclusiva para atender demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Outras ações
Além da entrega da Casa da Mulher Brasileira, a Semup tem uma extensa lista de ações realizadas desde o início da atual gestão. Em janeiro, o prefeito Eduardo Siqueira Campos sancionou duas leis importantes: uma para o combate à violência e à importunação sexual contra as mulheres, e outra que estabelece medidas para combater o racismo nos eventos esportivos de Palmas. Ambas as legislações foram propostas pela atual secretária da Mulher, Solange Duailibe, durante seu mandato como vereadora na Câmara Municipal de Palmas.
Em fevereiro, o destaque foi o mutirão oftalmológico, que atendeu 300 mulheres com consultas gratuitas. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, no Jardim Taquari, e foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais da Mulher (Semup), de Ação Social (Semas) e Subprefeituras de Palmas, com o apoio da Liga de Desenvolvimento Social (LDS).
Em março, a Secretaria realizou uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. As ações se estenderam por todo o mês e incluíram palestras e rodas de conversa sobre direitos da mulher, segurança pessoal e jurídica, empreendedorismo feminino, bem-estar, entre outros temas.
Durante todo o mês, a Secretaria também manteve uma iluminação especial nos prédios públicos do Município, com luzes lilases, como forma de conscientizar a comunidade sobre a violência contra a mulher e a necessidade de enfrentamento a esse mal, que é uma verdadeira chaga social.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Denis Rocha