Saúde
Saúde de Palmas apresenta plano de trabalho para atendimento de crianças e adolescentes com TEA às mães atípicas
Semus apresentou os avanços da saúde municipal na área e ouviu as necessidades das famílias
28/04/2025 21h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas-To

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), representada pela secretária Dhieine Caminski, apresentou o Projeto de Estruturação da Linha de Cuidado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) às mães, pais e cuidadores atípicos na Câmara dos Vereadores. O encontro não foi apenas uma oportunidade para apresentar os avanços da saúde municipal na área, mas também para ouvir as necessidades das famílias e aprimorar a assistência oferecida pela rede. A secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, também participou do evento, esclareceu dúvidas dos presentes e acolheu as demandas apresentadas.

Entre os avanços já alcançados pela atual gestão, destacam-se a implantação de dois Núcleos de Atenção à Saúde da Criança com TEA; criação de três grupos de Apoio para Famílias Neurotípicas, em Unidades de Saúde da Família (USFs); designação de um neurologista infantil exclusivo para os casos de TEA; e a viabilização do credenciamento de clínicas especializadas para ampliar o suporte e os atendimentos a crianças e adolescentes com TEA na rede municipal.

A secretária Dhieine Caminski destacou o compromisso da gestão em construir uma rede de cuidado estruturada e alinhada às necessidades reais das famílias. “Estamos trabalhando para mudar a realidade e construir uma linha de cuidado efetiva para crianças e adolescentes com TEA. Nosso objetivo é organizar o fluxo de atendimento, definir claramente as competências entre Estado e Município, e garantir que as famílias tenham um suporte eficiente e acolhedor,” afirmou Dhieine.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), a Saúde tem atuado na integração dos serviços, fortalecendo a rede de suporte às famílias a partir da identificação das vulnerabilidades socioeconômicas.

A secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, avaliou o encontro como um importante espaço de escuta e compromisso com a construção de políticas públicas mais eficazes. “Desde o início da gestão, temos mantido diálogo constante com essas famílias, e já colhemos frutos desse alinhamento, como a construção do Centro de Educação Inclusiva, viabilizada com uma emenda do senador Eduardo Gomes no valor de R$ 5 milhões, além da aquisição de vans para o transporte das crianças aos atendimentos previamente agendados”, ressaltou Polyanna.

Mais avanços

s já implantadas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) segue estruturando o Programa de Educação Permanente em Atenção à Pessoa com TEA no Sistema Único de Saúde (SUS), que irá capacitar os profissionais da rede municipal. Estão também em andamento a criação de três grupos de apoio para famílias neurodiversas nas regiões norte, central e sul da cidade; o aprimoramento das notas técnicas da área; a elaboração de planos de ação a partir das reuniões com a comunidade; e a implantação de um sistema de monitoramento contínuo das ações, utilizando ferramentas de informação do SUS.

Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Denis Rocha