O Governo do Tocantins concluiu, nesta sexta-feira, 30, a agenda da 6ª semana de mobilização de 2025 do programaFoco no Fogo, a maior iniciativa estadual de educação ambiental preventiva voltada à conscientização sobre o uso responsável do fogo. A campanha, que teve início antecipado este ano por determinação do governador Wanderlei Barbosa, seguirá até meados de agosto.
Nesta etapa, entre os dias 26 e 29 de maio, as ações contemplaram três municípios da região sudeste do estado, entre eles, Conceição do Tocantins, Natividade e Combinado. As atividades incluíram carreatas, palestras educativas nas áreas urbanas e visitas técnicas às propriedades rurais, com o objetivo de sensibilizar moradores e produtores sobre os riscos das queimadas ilegais e os prejuízos ambientais e sociais decorrentes do uso inadequado do fogo.
Além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o programa contou com o apoio de diversas instituições parceiras, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Defesa Civil, a Energisa e as prefeituras locais, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente.
Em Lavandeira, município vizinho, a agenda da semana foi encerrada com a entrega de material informativo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que planeja realizar uma ação local para multiplicar as orientações preventivas junto à população.
Mobilização e engajamento
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a importância da continuidade da ação. “Esse trabalho recorrente é essencial para sensibilizar novos públicos e reforçar o compromisso com aqueles que já abraçaram oFoco no Fogo. A conscientização sobre o uso legal do fogo e o combate às queimadas ilegais são fundamentais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e a segurança das comunidades urbanas e rurais”, afirmou.
Para a coordenadora do programa e gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho, a mobilização exige o engajamento coletivo. “Essa ação depende da participação ativa de todos os envolvidos: equipe técnica, instituições parceiras, gestores municipais e principalmente da população. Em tempos de crise climática, precisamos unir esforços e adotar práticas sustentáveis com urgência. A educação ambiental é uma das ferramentas eficazes nesse processo”, reforçou.
O coordenador de equipesFoco no Fogoda semana, Sandro Barbosa, ressaltou a boa receptividade da população. “Tanto nas cidades quanto nas zonas rurais, o programa é bem acolhido. As pessoas reconhecem o valor das orientações recebidas e muitas delas tornam-se multiplicadoras das informações, ampliando o alcance da iniciativa”, pontuou.
Alcance da ação
Os dados oficiais da semana ainda estão em fase de processamento, mas um levantamento parcial aponta que mais de 190 propriedades rurais foram visitadas nos três municípios. Já as palestras educativas realizadas em escolas das três cidades mobilizaram quase 300 participantes.
Com o material recebido, a Secretaria de Meio Ambiente de Lavandeira se comprometeu a organizar atividades locais para disseminar as informações do programa e atingir a maioria dos moradores com orientações preventivas.