Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Com um olhar humanizado e voltado para a valorização dos servidores, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou um computador adaptado para a assistente social, Márcia Nunes Fonseca, Pessoa Com Deficiência (PCD), que atua na Prefeitura desde 2018, após ser aprovada no concurso público. Márcia possui baixa visão ocular, o que tem dificultado a execução de suas atividades diárias no serviço público.
Desde sua posse, algumas adaptações pontuais já vinham sendo realizadas, como a impressão ampliada de instrumentos de trabalho. No entanto, o uso de um computador convencional não atendia às necessidades específicas da servidora, dificultando o manuseio de sistemas, a leitura de cadastros, documentos digitalizados e, principalmente, a elaboração de relatórios técnicos detalhados, que exigem atenção e precisão.
Inclusão e acessibilidade
A assistente social relata que o uso do computador convencional é difícil, pois não consegue enxergar bem, as teclas são pequenas e não tem sinais sonoros, dificultando o manuseio da máquina e comprometendo a sua atuação. Ela comemora a entrega do novo equipamento, que possui funcionalidades específicas para pessoas com baixa visão. “Com esse novo equipamento, que é totalmente adaptado para minha deficiência, vou conseguir trabalhar com mais facilidade e qualidade. Isso é de grande valia, pois vai auxiliar melhor na execução do meu trabalho. É de suma importância a valorização que a gestão teve, com um olhar humano para as minhas limitações”, declarou a assistente social.
A secretária municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, destacou a importância desse investimento para a qualidade do serviço público. “A aquisição desse equipamento demonstra o compromisso da gestão com a valorização do servidor. Sabemos que oferecer condições adequadas de trabalho impacta diretamente na qualidade do atendimento à população. Uma profissional como a Márcia, com toda a sua dedicação, merece ter as ferramentas certas para desenvolver seu trabalho da melhor forma. Isso melhora a rotina dela e também a qualidade dos serviços que prestamos aos usuários da Assistência Social”, explanou a Secretária.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também ressaltou a prioridade da gestão em valorizar os servidores municipais. “Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho inclusivo, que respeite as necessidades individuais dos servidores, para que cada um possa desempenhar suas funções com dignidade e eficiência. Investir em acessibilidade é investir no bem-estar dos nossos servidores e no aprimoramento dos serviços que oferecemos à comunidade”, ressaltou.