A campanha Junho Vermelho, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), iniciada em 1º de junho, tem realizado parcerias, com objetivo de alcançar mais doadores de sangue para salvar a vida de pacientes internados nas unidades de saúde de todo o estado. A Hemorrede Tocantins (Hemoto) conta com o apoio de órgãos públicos e privados, que se dispuseram a mobilizar servidores e a iluminar as fachadas na cor vermelha.
Além da sede da SES-TO, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), a Câmara Municipal de Palmas, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Renascer Home Care, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e Cartório Porto Nacional aderiram à iluminação em vermelho. Em Araguaína, o Cristo também está iluminado com a cor da ação.
“Durante o mês de junho, alguns de nossos parceiros estão iluminando suas fachadas na cor vermelha como forma simbólica de apoio à campanha junho vermelho e incentivo à doação de sangue. É uma parceria feita de forma simples, com apenas uma ligação informamos sobre a campanha e já estão apoiando. Essa ação tem grande valor visual e comunicativo, reforçando a mensagem de solidariedade e engajamento social”, afirmou a servidora da Equipe Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), Chiara Stella.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores de 18), pesar no mínimo 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem realizado doações antes dos 60 anos.
É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não esteja em jejum, não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de seis meses. Grávidas e lactantes também estão temporariamente impedidas de doar. A aptidão à doação é avaliada individualmente durante a triagem no hemocentro.
A programação das ações da campanha Junho Vermelho pode ser acessada no site daSES.