Pacientes, acompanhantes e servidores contam com uma sala de cinesioterapia no Hospital Geral de Palmas (HGP) que proporciona sessões de fisioterapia. O objetivo é recuperar movimentos, reduzir dores,prevenir e tratar problemas relacionados ao sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e neurológico, que possam surgir durante a hospitalização.
O serviço funciona desde 2021 e só no primeiro semestre deste ano, realizou cerca de 2,5 mil atendimentos. A maioria dos pacientes é de pós-operatório, cirurgia torácica e reabilitação cardiorrespiratória, paciente pós-cirurgia cardíaca.
“Fui convidada pra vir no espaço fazer fisioterapia, comecei a fazer ontem e já vi a diferença. Estou respirando bem melhor. Eu aconselho aqueles que estão internados e precisam fazer exercícios que aceitem o convite do fisioterapeuta quando ele for ao seu leito, porque é muito importante", afirma a paciente do HGP Luciene Carneiro, de 42 anos, moradora de Pium.
Segundo a coordenadora-geral do serviço no HGP, Cirlei Bezerra da Silva, também são atendidos os acompanhantes, que ficam muito tempo confinados com os paciente nos leitos de internação, e servidores. "O local dispõe de profissionais fisioterapeutas qualificados e os usuários têm acesso a ações como fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, exercícios livres e assistidos, exercícios lúdicos, andador por meio de obstáculos, eletroterapia, ventosaterapia, atividades em grupo e laserterapia, acupuntura, bandagem funcional”.
A fisioterapeuta Silvia Ximenes falou da sua atuação no local. “Nosso atendimento vai além da fisioterapia motora ou respiratória, mas também um momento de interagir com o usuário e tiraro foco doença. É muito gratificante poder atuar na reabilitação de cada paciente que passa pelo serviço”.