A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), iniciou a produção de 10 mil mudas de alfaces que serão entregues, sem custo, aos produtores das hortas comunitárias da Capital. A ação visa incentivar a agricultura urbana e fortalecer a segurança alimentar da população. Ao todo, oito hortas comunitárias serão beneficiadas com a ação, sendo cinco delas na região norte e três na região sul. As hortas ficam localizadas nas Quadras Arno 31 (303 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arno 43 (407 Norte), Arno 72 (605 Norte) e nos setores Sol Nascente, Bela Vista e Lago Sul.
De acordo com a secretaria, todo o processo é realizado com padrão elevado de qualidade e sanidade, garantindo o bom desenvolvimento das hortaliças. No mercado, uma bandeja com esse tipo de muda pode custar entre R$ 30 e R$ 40, o que representa uma economia significativa para os produtores. “A produção das mudas é feita com cuidado técnico e a entrega gratuita representa um apoio importante aos agricultores urbanos que atuam nas hortas comunitárias. Estamos promovendo desenvolvimento sustentável, geração de renda e alimentos saudáveis para a população”, destacou o secretário municipal da Seasi, Major Negreiros.
As mudas, produzidas no berçário da Fazendinha da Seasi, na Agrotins, serão entregues entre os dias 12 e 15 de agosto, período em que estarão no ponto ideal para o plantio em solo. Segundo a equipe técnica da secretaria, a entrega segue um sistema de rodízio. “Cada lote de mudas é destinado a hortas específicas, de forma planejada, garantindo que todas sejam atendidas equitativamente”, explicou Antonio Luiz Alves de Sousa, engenheiro agrônomo responsável pelo Programa Hortas Comunitárias, responsável pela ação. A iniciativa da Prefeitura de Palmas reforça o compromisso com o incentivo à agricultura familiar, ao cultivo sustentável e à valorização dos espaços urbanos produtivos.
Texto: Marcio Greick
Edição: Juliana Matos