Com a proposta de ir além do conhecimento técnico, o curso de formação para os novos servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promovido pela Prefeitura de Palmas, é um convite à escuta, à empatia e ao compromisso com uma escola que acolhe, respeita e valoriza todas as diferenças. Realizado no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo, teve como foco temático ‘Educação Inclusiva e Diversidade: práticas pedagógicas para uma escola que acolhe a todos’, palestra ministrada pela mestra em Ensino e Saúde e especialista em: Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista e atendimento Educacional Especializado, Ana Cecília Ferreira, que é servidora efetiva da Semed Palmas.
Com direcionamento especial aos recém-empossados da rede municipal de ensino, o evento contou com a presença de assistentes gerais (Cuidadores), assistentes de salas e monitores de desenvolvimento infantil (MDIs), além do corpo diretivo da Semed. A secretária-executiva pedagógica, Cândida Cecília Arruda, reforçou que “a formação é essencial, pois proporciona ao servidor recém-chegado uma sensação de acolhimento. Ao assumir suas funções e ser designado à unidade escolar, o servidor participa da formação, que o auxilia a se integrar e a se identificar com o ambiente de trabalho”.
De acordo com a superintendente de Educação Inclusiva, professora Francisca Vera Alves Martins, “a formação propõe reflexões, trocas de experiências e construção de saberes que fortalecem o fazer pedagógico e o olhar atento às singularidades de cada criança, um espaço fundamental para falar sobre o que queremos para nossos alunos”, declarou.
Novos servidores
Recém-empossada no cargo de monitora, Rayane Ferreira da Silva Guimarães, expressou sua satisfação pelo acolhimento dado pela Semed Palmas. “A Semed está de parabéns, pois desde a hora de que nós passamos no concurso fomos muito bem acolhidos, a começar pela casa do servidor, e em todas as capacitações.
Kátila Ferreira, também aprovada para o cargo de monitora, disse que o evento é de grande importância, pois é uma oportunidade de aprender sobre inclusão e, principalmente, como auxiliar na inclusão das crianças é o ponto central.
Palestrante
Durante a palestra, Ana Cecília Ferreira, disse que o momento representa uma oportunidade de aprendizado significativa. A acolhida aos novos servidores visa, em primeiro lugar, auxiliar na compreensão de seus papéis no contexto educacional, com foco na inclusão nas unidades escolares, além de buscar esclarecer as responsabilidades de cada cargo. “Neste evento, reunimos profissionais de três diferentes áreas – dentro da escola. Cada um possui atribuições específicas, e é fundamental ressaltar que o atendimento ao público da educação especial é individualizado e acompanhado de perto”, disse.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Denis Rocha