O prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanhou, na manhã deste sábado, 9, a mobilização do Dia D de vacinação contra o sarampo na USF Valéria Pereira Martins, localizada na Arse 122 (1206 Sul), ao lado da secretária de Ação Social e primeira-dama, Pollyana Siqueira.
A ação abriu 31 pontos para atualização vacinal da população e ofereceu a ‘dose zero’, destinada a bebês de seis a 11 meses em seis locais, medida que otimiza o uso dos frascos multidoses. Em todas as unidades abertas também foi ofertada vitamina A para crianças menores de cinco anos.
Durante o evento, o prefeito agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Esse esforço conjunto fala por si só. Tivemos mais de 29 mil vacinados no Tocantins, sendo 16,4 mil apenas em Palmas. Quero que todos os profissionais e equipes de saúde se sintam abraçados, reconhecidos e respeitados. Transmita ao ministro da Saúde o nosso abraço e agradecimento, assim como ao governador, pelo esforço conjunto. Nosso objetivo final é sempre a população”, afirmou o gestor.
Entre 28 de julho e 7 de agosto, Palmas aplicou 16.405 doses no reforço da cobertura vacinal, resultado do trabalho integrado entre Prefeitura, Estado e Governo Federal diante da confirmação de casos no Tocantins.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destacou Palmas como exemplo nacional no enfrentamento ao sarampo e ressaltou que o Brasil atingiu, em 2025, a meta de cobertura vacinal da tríplice viral.
“Palmas dá um grande exemplo ao Brasil, com gestores comprometidos e equipes mobilizadas. Os números mostram que o município está empenhado em proteger a sua população, que é o que nós precisamos agora.”
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforçou o convite para que a população continue buscando as unidades de saúde para atualizar o cartão de vacinação, inclusive com ações descentralizadas em distritos como Buritirana. O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto Júnior, elogiou a adesão dos municípios tocantinenses à campanha.
Participação da comunidade
O Dia D também contou com a presença de famílias, como a da pequena Heloísa Castro Negre, de 8 anos, que não escondeu a coragem.“É importante para não ficar doente. A vacina é legal e não dói, é só uma picadinha.”
O servidor público André Luiz Viana também aproveitou para se imunizar. “Trabalhamos com o público e precisamos estar prevenidos para não adoecer. Toda a família vai se vacinar.”
Texto: Jéssica Sá
Edição: Denis Rocha