Neste sábado, 9, Palmas foi palco do Dia D Nacional contra o sarampo, aliado a mais uma etapa do projeto Missão Imunizar. A ação disponibilizou 31 pontos de atendimento na Capital. Em apenas 11 dias de execução, o projeto já aplicou 16.405 doses de vacinas, o que representa uma média de 2,7 doses por minuto.
Além das vacinas do calendário nacional e da distribuição de vitamina A, a mobilização ofertou a dose zero contra o sarampo, destinada a um público específico, conforme cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) que pode ser conferido aqui .
O engenheiro civil Ronaldo Jhonatan, 28 anos, levou a filha de dois meses, Jhully Maria, para receber a vacina indicada na primeira infância. Ele e a esposa, Beatriz Rosa, 31 anos, também se imunizaram contra o sarampo. “Além de vacinar nossa filha, vamos tomar a vacina contra o sarampo, minha esposa e eu”, contou Ronaldo.
A bancária Aline Ribeiro, 33 anos, levou o filho Miguel Alves, 8 anos, e destacou a importância da campanha nos finais de semana. “Quando ouvi no rádio, já me programei. A imunização no final de semana facilita para quem trabalha e, graças a essa ação, consegui atualizar nossas vacinas”, disse.
Reunião estratégica
Durante a mobilização, o prefeito Eduardo Siqueira Campos reuniu-se com o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti; o secretário estadual de Saúde do Tocantins, Carlos Felinto Júnior; a secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski; e demais gestores. O encontro ocorreu no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, na Arse 122 (1206 Sul), e teve como pauta as metas de imunização, a otimização de estratégias e a apresentação da ferramenta de Business Intelligence (BI) do e-SUS Palmas.
Ferramenta de gestão
Segundo Dhieine Caminski, o BI permite monitorar em tempo real o esquema vacinal da população, identificando moradores com doses em atraso e possibilitando ações de busca ativa, principalmente entre crianças. “A plataforma oferece um panorama individual do cidadão, o que nos ajuda a garantir a atualização vacinal e ampliar a cobertura em Palmas”, explicou a secretária.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Denis Rocha