A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Comissão de Avaliação e Seleção de Artesanato do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), divulgou na sexta-feira, 8, oresultado definitivodos artesãos e das entidades representativas selecionados para participar da 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que será realizada em Fortaleza/CE entre os dias 9 e 14 de setembro de 2025.
A seleção foi realizada conforme critérios estabelecidos no Edital nº 04/2025/Secult e contou com a participação de artesãos individuais e entidades representativas de diversas regiões do estado. Com a ampliação do estande da Coordenação Estadual do PAB, além das vagas inicialmente previstas, novas participações foram garantidas por meio de carta-convite.
Foram selecionados seis artesãos individuais, dois por ampla concorrência e quatro por carta-convite, com produções nas tipologias de capim-dourado, madeira, argila, sementes, palha e fibra de buriti. Entre as entidades representativas, três proponentes foram contemplados.
Selecionados
Foram selecionados os artesãos Andriele da Silva Pinto, Emerson Leitão Filho, Ijakadiru Karajá, Márcio Bello dos Santos, José Guimarães Filho e Renato da Silva Moura. Já entre as entidades representativas, foram contemplados o Grupo de Produção Artesanal Iny Mahadu, a Associação Dianapolina de Artesãos e a Associação Dourada.
Fenacce
A Fenacce é um dos maiores eventos do setor no País e reúne centenas de artesãos de todas as regiões, promovendo negócios, trocas culturais e valorização das identidades locais.