Geral Tocantins
Governo do Tocantins promove competições coletivas dos Jogos Estudantis do Tocantins 2025
Jets 2025 inicia nesta segunda-feira,18, das modalidades de voleibol, handebol, basquete e futsal
18/08/2025 19h36
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo a etapa final da 34ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs). Nesta segunda-feira, 18, o Jets dá início às competições das modalidades coletivas de voleibol, handebol, basquete e futsal.

Os jogos da categoria de 15 a 17 anos segue até terça-feira, 19, acontecem simultaneamente no Ginásio do Comando-Geral da Polícia Militar, com as competições de voleibol; na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com as competições de handebol; na Escola Municipal Maria Julia, com as competições de basquete; e no CPMTO Senador Antônio Luiz Maya, com as competições de futsal.

Os boletins dos jogos com datas, horários e locais estão disponíveis nosite da Seduc.

A estudante Amanda Pereira de Oliveira, da Escola Estadual Eurico Mota, de Xambioá, compete no handebol pelo 4º ano nos Jets. “Estou muito grata por participar mais uma vez do Jets. Esse é meu último ano, então quero aproveitar cada segundo. Para mim o esporte, em especial o handebol, transforma vidas”, reforçou.

Para Vitória Faustino, do time de handebol do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas, a prática esportiva auxilia no seu desempenho escolar. “O handebol além de ajudar como atleta, ele nos ajuda como estudantes, com foco, disciplina e senso de coletividade. Eu jogo handebol há três anos, estou muito ansiosa, com muita expectativa pra esse ano. No ano passado fomos campeãs da fase estadual e agora vamos tentar de novo”, afirmou.

O professor de educação física e técnico, Vinicius Miguel Pereira, revela que está confiante com um bicampeonato. “Temos uma associação de handebol e desde 2022 fazemos um trabalho no Aureny III, tanto de handebol quanto de basquete. No ano passado tivemos bastante evidência, conseguimos ser campeões em todas as modalidades, masculino e feminino, então estamos dando oportunidade para os jovens, crescendo a modalidade dentro da comunidade e buscando expandir o esporte”, pontuou.

O estudante e capitão do time de basquete do CMTO João XXIII, de Colinas, Arthur Cerutti, já participou da competição por quatro anos consecutivos, e destaca que está confiante para este ano. “Já ganhamos um jogo, agora estamos com muita expectativa para o próximo, muita expectativa para ganhar, porque afinal de contas, treinamos muito tempo para estar aqui. Espero que a gente consiga levar essa visibilidade que o esporte merece”, destacou.

Além do basquete, o atleta Vinícius Dionizzio, também do CMTO João XXIII, já está classificado para a etapa nacional em atletismo, na modalidade lançamento de discos. “Ano passado, com o atletismo, eu passei pela etapa regional, estadual, mas não consegui passar para o nacional. Treinei muito, coloquei como meta para este ano o campeonato nacional, e consegui bater o índice, lancei 40 metros esse ano. Agora falta a classificação pelo basquete, estou esperançoso”, confessou.

Sobre os JETs

O 34º Jogos Estudantis do Tocantins teve início na sexta-feira, 15, com as competições nas modalidades individuais, e agora segue até o dia 21 de agosto com a modalidade coletiva, em Palmas. O evento reúne cerca de 3 mil estudantes-atletas de todas as 13 Superintendências Regionais de Educação, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, masculino e feminino.

Nesta edição, são disputadas oito modalidades: atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, futsal, voleibol, handebol e basquetebol. Os campeões estaduais garantem vaga nas competições nacionais.

A estudante Amanda Pereira de Oliveira, da Escola Estadual Eurico Mota, de Xambioá, compete no handebol pelo 4º ano nos Jets - Seduc/Governo do Tocantins
Para Vitória Faustino, do time de handebol do Colégio Estadual Rachel de Queiroz, de Palmas, a prática esportiva auxilia no seu desempenho escolar - Seduc/Governo do Tocantins
O professor de educação física e técnico, Vinicius Miguel Pereira, revela que está confiante com um bicampeonato para o handebol feminino - Seduc/Governo do Tocantins
Os estudantes Arthur Cerutti e Vinícius Dionizzio jogam no mesmo time há dois anos - Seduc/Governo do Tocantins
A categoria de 15 a 17 anos segue até terça-feira, 19 - Seduc/Governo do Tocantins