Geral Gurupi - TO
Prefeitura realiza ação de prevenção à leishmaniose com castração, coleiras, testes e vacina antirrábica no Setor Industrial
Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus GurupiFotos: Divulgação/Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza...
11/09/2025 10h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Divulgação/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (13), das 8h às 16h, uma grande Ação de Combate à Leishmaniose no Setor Industrial. A mobilização vai oferecer distribuição de coleiras impregnadas com inseticida, testes rápidos para diagnóstico da doença e também castração de cães e gatos no castramóvel e vacinação contra raiva.

Durante a ação duas equipes do CCZ estarão atuando no setor, sendo que uma ficará na Escola Municipal Elizeu de Carvalho e outra que estará realizando encoleiramento canino e orientando sobre as medidas de prevenção ao calazar de casa em casa no bairro.

O objetivo é intensificar o controle da Leishmaniose Visceral, conhecida como calazar, garantindo a proteção dos animais e contribuindo para a saúde pública. A doença é grave, pode ser transmitida ao ser humano e a prevenção é a forma mais eficaz de combatê-la.

Para a castração, os animais devem estar em jejum de 8 a 12 horas. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. “ O CCZ tem intensificado o trabalho de castração, com foco no controle populacional desses animais, promovendo saúde pública“, disse o coordenador do CCZ Adriano Ramalho. Desde 2024 já foram realizados pela pasta mais de 1300 castrações de cães e gatos.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou a importância da ação. “Esse trabalho com o castramóvel tem sido essencial para ampliar o acesso aos serviços do CCZ e reforçando o compromisso da gestão em cuidar dos animais e proteger a população contra a leishmaniose. É um trabalho preventivo e de conscientização que gera benefícios diretos para toda a comunidade.”