Segunda, 15 de Setembro de 2025
24°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Paraíso do Tocantins celebra a 5ª Festa de Exaltação da Santa Cruz na Matriz São José Operário

O município de Paraíso do Tocantins viveu, no último domingo (14), a 5ª edição da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebração cristã que relembra ...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Paraíso - TO
15/09/2025 às 08h48
Paraíso do Tocantins celebra a 5ª Festa de Exaltação da Santa Cruz na Matriz São José Operário
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO

O município de Paraíso do Tocantins viveu, no último domingo (14), a 5ª edição da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebração cristã que relembra a crucificação e o sacrifício de Jesus Cristo. O evento, promovido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com a Paróquia São José Operário, reuniu centenas de fiéis em momentos de fé e devoção durante toda a programação litúrgica.

A programação começou cedo, com a celebração da primeira Missa às 7h, conduzida pelo padre Wenderson Fernandes. Ainda pela manhã, às 10h, os fiéis participaram da Missa com as Crianças, com apresentações do grupo Anjinhos de Deus, seguida pela terceira Missa, às 19h30, ambas celebradas pelo padre Kaique Batista. Entre os momentos de Celebração Litúrgica, também foi realizado o Terço da Misericórdia, às 19h, na Capela do Santíssimo Sacramento, da Matriz.

Diferente dos anos anteriores, realizados no alto da Serra do Estrondo na Capela de Santa Cruz, este ano o evento foi transferido para a Igreja Matriz São José Operário. Para manter o vínculo simbólico com o cartão-postal da cidade, a entrada da igreja foi decorada com uma representação da Capela de Santa Cruz, trazendo a magia do local de peregrinação para o centro de Paraíso.

A secretária de Turismo, Lazer e Cultura, Patrícia Nascimento, representou o prefeito Celso Morais durante a solenidade, e destacou o impacto cultural do evento. “Paraíso tem se consolidado com sua vocação turística religiosa, e claro, a gente não pode deixar de celebrar esse cartão postal que existe na nossa Serra do Estrondo, que é a nossa Capela de Santa Cruz. Atrai muitos romeiros, atrai muitas pessoas que vêm visitar, e claro pagar suas promessas. Que Paraíso continue com essa vocação turística, esse atrativo que realmente a população agradece. A qualidade de vida, o fomento, a fé e a tradição são sempre importantes em todas as famílias”, afirmou.

Sobre a parceria com a Paróquia, a secretária destacou: “De nada adiantaria a execução de um projeto turístico religioso sem a comunidade católica, sem o apoio dos Padres Redentoristas. Quero agradecer à Paróquia São José Operário, na pessoa do padre Kaíque, por todo esse apoio em alavancar e transformar a nossa cidade cada vez melhor”, finalizou.

O padre Kaique Batista, Pároco da Paróquia São José Operário, ressaltou a importância espiritual da solenidade. “A Festa da Exaltação da Santa Cruz é um marco para a nossa tradição católica, na qual nós olhamos para a Cruz e contemplamos que Jesus passa por ela, mas que Ele ressuscita. Olhar para a Cruz é um sinal de esperança que Ele nos dá para que nós também possamos tomar a nossa cruz, os nossos desafios, continuar a seguir, a peregrinar, como também a nossa salvação. E aqui em Paraíso nós temos essa belíssima oportunidade de termos a Serra do Estrondo. Lá está a Capela de Santa Cruz e todos os anos nós fazemos esse marco, essa memória para celebrar juntamente com toda a nossa comunidade de Paraíso a exaltação da Santa Cruz, este momento especial para a nossa vida. A vida de nós, que acreditamos em Jesus e sabemos que Ele nos ajuda a carregar a nossa cruz diária”.

No calendário cristão, a Exaltação da Santa Cruz é celebrada em 14 de setembro e remonta ao século IV, quando a imperatriz Helena, mãe do imperador Constantino, teria encontrado a cruz onde Jesus foi crucificado em Jerusalém. A data passou a ser marcada na tradição da Igreja para recordar não apenas o instrumento da crucificação, mas principalmente a vitória de Cristo sobre a morte.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz integra o calendário turístico-religioso de Paraíso do Tocantins e, a cada edição, consolida sua importância para a comunidade local. Para além da celebração litúrgica, o evento se tornou um espaço de convivência, fé e preservação cultural.