As Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Defesa Civil estão participando, entre os dias 15 e 20 de setembro, do curso de Piloto Policial do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada – Drone. A capacitação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Força Nacional, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e a Escola Superior de Polícia (Espol).
Com carga horária de 60 horas-aula, o curso reúne 30 alunos: 28 profissionais das forças de segurança do Tocantins e dois policiais vindos de Goiás. A formação inclui padronização de procedimentos de captação de imagens, georreferenciamento, filmagens aéreas e pilotagem, com aplicação prática em investigações, levantamentos periciais e atividades de patrulhamento ostensivo. Além das aulas teóricas, há ainda atividades práticas com o uso dos equipamentos em situações simuladas.
O Governo do Tocantins tem intensificado os investimentos na modernização tecnológica das Forças de Segurança. Como parte dessas ações, a Polícia Científica foi recentemente equipada com drones adquiridos por meio de recursos do Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins (FUSP-TO), totalizando aproximadamente R$ 350 mil. Os equipamentos serão utilizados no apoio a investigações de crimes ambientais e na análise de acidentes de trânsito. Os novos modelos também foram apresentados aos alunos da instituição.
A diretora da Espol, Heloísa Helena Freire Godinho, destacou que o uso da tecnologia ajudará na melhoria das ações em campo. "Esse curso marca um avanço importante na qualificação das Forças de Segurança do Tocantins. O uso de drones amplia nossa capacidade de atuação em campo, seja em investigações criminais, seja no apoio a situações de emergência", pontuou.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, visitou os alunos e ressaltou a importância da capacitação dos profissionais. "A modernização das Forças de Segurança é prioridade da nossa gestão. O investimento em equipamentos é essencial e precisa vir acompanhado da capacitação das equipes para o melhor uso dessas ferramentas. Um curso como esse fortalece a proteção da sociedade como um todo", finalizou.