O Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) foi recertificado no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), Nível 2, após auditoria realizada nos dias 18 e 19 de setembro, pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil). O processo atestou a continuidade das boas práticas de governança, transparência e organização interna, consolidando o Instituto como referência em gestão previdenciária.
A presidente do Igeprev, Bárbara Jesuína Mendes Gomes, celebrou a conquista. “É com grande satisfação que celebramos a recertificação do Pró-Gestão RPPS no Nível 2. Esse reconhecimento reafirma nosso compromisso, mas não paramos por aqui. Nosso esforço agora se volta para a conquista do Nível 3, consolidando ainda mais as melhores práticas e a excelência no cuidado com os segurados e beneficiários. Seguiremos trabalhando com dedicação, responsabilidade e diálogo para garantir um Instituto cada vez mais sólido, moderno e transparente”, afirmou.
A assessora de Planejamento do Igeprev, Maria Conceição Pereira, reforça que o avanço para o próximo nível é o objetivo de todos no Instituto. “Nosso objetivo é garantir a recertificação e, a partir dela, avançar para o Nível 3. Essa evolução amplia a qualidade da gestão e traz maior segurança para os investimentos do Instituto, refletindo diretamente na solidez e na confiança em nossa previdência”, destacou.
Para avançar para o Nível 3 até 2026, será necessário ampliar a capacidade de investimentos e adotar controles ainda mais rigorosos, em benefício direto dos servidores públicos do Tocantins. A recertificação confirma que a busca pela excelência é uma política permanente do Igeprev, que já recebeu outros reconhecimentos nacionais, como o Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Investimentos.
Pró-Gestão RPPS
O Pró-Gestão RPPS, do governo federal, orienta e moderniza a gestão previdenciária por meio de 24 ações que abrangem desde a transparência na divulgação de informações até a organização e padronização de processos internos.
“A ideia central de certificar um sistema de gestão é justamente a melhoria contínua dos processos. Não se pode pensar: ‘ganhamos o certificado e amanhã deixaremos de atualizar relatórios ou realizar reuniões’. O instituto, ao adotar esse modelo, garante evolução constante e comprova, ano a ano, sua organização e planejamento”, explicou a auditora do ICQ Brasil, Ketley Morais.