Uma roda de conversa realizada na tarde desta sexta-feira, 19, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Araras, localizado na região sul de Palmas, levou importantes informações sobre seletividade alimentar e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos pais de crianças com necessidades alimentares especiais. A conversa abordou a importância da nutrição infantil, destacando a individualidade de cada criança e a relevância da aceitação e adaptação alimentar.
A apresentação focou em como a aceitação de um alimento pode ser facilitada, mesmo que inicialmente haja resistência. A diversificação e a frequência na oferta de diferentes alimentos são cruciais. Também foi ressaltada a necessidade de apresentar os alimentos de maneira adequada, corrigindo possíveis erros na introdução da alimentação em casa.
Pai de aluno com necessidades alimentares especiais, o analista de Infraestrutura Samuel Alves de Oliveira participou da roda de conversa e elogiou a iniciativa da Semed em promover esses esclarecimentos. “Muito assertiva essa palestra, pois proporcionou aos participantes conhecimentos valiosos que, ao serem colocados em prática, trarão melhorias significativas na alimentação das nossas crianças”.
“O evento permitiu esclarecer dúvidas sobre como abordar as crianças com dificuldades e seletividade alimentar em um contexto terapêutico. Além disso, a iniciativa foi relevante para os pais, que frequentemente vivenciam desafios semelhantes em casa”, destacou a orientadora pedagógica do Cmei, Deylaine Jackeline Ribeiro.
A roda de conversa foi conduzida pela acadêmica do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é estagiária da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Aline Vieira, sob a supervisão da nutricionista Dayse Jacqueline Sousa e Silva. Na oportunidade foi distribuída uma cartilha com orientações elaboradas de acordo com Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Texto: Juscelene Melo
Edição: Denis Rocha