A Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, situada na quadra Arse 132 (1306 Sul), foi palco de um evento esportivo neste sábado, 20, que promoveu a inclusão, a conscientização e o esporte adaptado para todos. O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado em parceria com a Prefeitura de Palmas, reuniu cerca de 200 alunos das escolas municipais e proporcionou uma experiência prática com o esporte, ampliando a conscientização sobre o movimento paralímpico.
Com jogos de goalball, parabadminton e atletismo, o festival ofereceu aos estudantes palmenses vivência em modalidades esportivas adaptadas. As crianças receberam camisetas alusivas ao projeto e medalhas de participação. Além disso, a programação contou com a participação de atletas paralímpicos do Instituto Reviver e voluntários de diversas instituições.
“É importante os alunos participarem porque é um evento que dá visibilidade a outros esportes, que muitas crianças desconheciam ou nunca praticaram. E a integração pode ajudar a criança a se identificar com alguma modalidade do esporte adaptado e começar a praticar”, destacou a nadadora paralímpica e estudante do 9º ano da Escola Municipal Henrique Talone, Maria Flavia Fernanda Silva. Atleta há cinco anos, ela participa de competições nacionais e é uma das representantes da rede municipal nas Paralimpíadas Escolares, que acontecem em São Paulo.
A secretária-executiva pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cândida Cecília, ressaltou que o festival permite a mistura de talentos e habilidades, promovendo a conscientização e a empatia entre os alunos, a comunidade escolar e os demais parceiros.
Parceria
O festival foi realizado por meio da parceria entre a Semed e o Centro de Referência Paralímpico do Tocantins, com a participação da Universidade Federal do Tocantins. Participaram ainda a superintendente municipal de Educação Inclusiva, Francisca Vera Alves, a fundadora do Instituto Reviver e superintendente do Centro de Referência Paralímpico do Tocantins, Soraia Maria Tomás e a equipe técnica da Educação.
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha