Cidades Palmas - TO
Cmei João e Maria promove vivência lúdica e sustentável na Praia da Graciosa
Atividade busca despertar a curiosidade, a consciência ambiental e a valorização dos recursos naturais
24/09/2025 08h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

As crianças da turma do Pré-II do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, em Palmas, viveram uma experiência especial no final da tarde desta terça-feira, 23, na Praia da Graciosa, como parte do projeto investigativo ‘Reino das Águas’. A atividade buscou despertar a curiosidade, a consciência ambiental e a valorização dos recursos naturais, com destaque para a importância da água e da preservação do meio ambiente.

O encontro contou com a participação das famílias, fortalecendo a integração entre escola e comunidade, e promovendo momentos de lazer e aprendizagem coletiva. O ponto alto da programação foi a Caça ao Tesouro Sustentável, realizada na forma de uma gincana de recolhimento de materiais recicláveis. Divididas em equipes, as crianças e seus familiares percorreram a praia em busca dos ‘tesouros’ representados pelos resíduos descartados de forma incorreta no ambiente.

“A dinâmica incentivou a reflexão sobre atitudes sustentáveis no dia a dia e a importância do cuidado com os espaços coletivos, despertando a consciência sobre os usos e cuidados necessários para a preservação desse recurso vital, nesse caso aqui, o Rio Tocantins. Essa vivência ampliou o aprendizado das crianças para além da sala de aula, unindo diversão, investigação e consciência ambiental”, destacou a diretora da unidade, Eliana Lacerda.

O trabalho desenvolvido pelas professoras Naira Barreira, Kamila Milhomem, Sônia Costa e Tatiana Rodrigues também destacou a relevância do uso sustentável da água e de outros recursos naturais, ressaltando que escolhas individuais podem gerar impactos positivos no meio ambiente.

Todas as equipes foram reconhecidas com medalhas, reforçando a valorização do esforço coletivo e a participação de cada criança na ação. Após a gincana, o grupo participou de um piquenique à beira da praia.

Texto: Vania Machado

Edição: Denis Rocha

Crianças e seus familiares percorreram a praia em busca dos 'tesouros' representados pelos resíduos descartados de forma incorreta no ambiente - Foto: divulgação