Cidades Palmas - TO
Prefeitura de Palmas Avança na Qualificação da Atenção Primária
Foi abordado o uso correto dos sistemas de informação em saúde, especialmente o PEC e o CDS, ambos do e-SUS APS
25/09/2025 09h15
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realizou o segundo encontro do Módulo I do Curso Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O evento contou com a apresentação do Sistema de Informação em Saúde.

O encontro teve como foco o e-SUS Atenção Primária, visando qualificar a atenção básica por meio da integração das informações em saúde, com apresentação dos principais módulos do sistema: o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), para registro clínico individualizado, e o CDS (Coleta de Dados Simplificada), destinado a registros mais ágeis das ações em saúde.

O palestrante e gerente de Sistemas de Informações em Saúde, Felipe Lima, destacou a importância do sistema. “Abordamos o uso correto dos sistemas de informação em saúde, especialmente o PEC e o CDS, ambos do e-SUS APS. Esses sistemas têm grande impacto no financiamento da atenção básica, pois, quando usados corretamente, permitem maior captação de recursos para a saúde do Município. Também destacamos que, quanto melhor a qualidade dos dados inseridos, melhor será o atendimento à população e que os dados desses sistemas podem ser usados para tomadas de decisão na saúde do Município”.

A enfermeira Sara Soares destacou o que aprendeu na capacitação. “Hoje tivemos o segundo encontro do curso introdutório, que foi tão proveitoso quanto o primeiro. Gostei bastante, pois aprimorei os cuidados necessários com os pacientes e aprendi a habilitar todas as questões no sistema PEC, garantindo um melhor andamento no cuidado”.

Texto: Daniel Reis, estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Fernanda Sousa

Secretário André Fagundes explicou cenário fiscal e medidas de equilíbrio das contas municipais
Palestrante destacou que, quanto melhor a qualidade dos dados inseridos, melhor será o atendimento à população e que os dados desses sistemas podem ser usados para tomadas de decisão na saúde do município - Foto: Daniel Reis