Cultura Tocantins
MovCEU leva arte, tecnologia e inclusão a Encontro de Culturas Tradicionais e Quilombolas do Tocantins
Ação do Governo do Tocantins, por meio da Secult, em parceria com o Ministério da Cultura, integrou a programação do evento "Do Ritual", neste sába...
13/10/2025 10h16
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O equipamento cultural itinerante MovCEU, projeto executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura, levou nesse sábado, 11, experiências de arte, tecnologia e inclusão para o público do evento “Do Ritual – Encontro de Culturas Tradicionais e Quilombolas do Tocantins”. O evento realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, na 401 Sul, reuniu visitantes de diferentes idades, em um ambiente de convivência, aprendizado e trocas culturais.

As experiências oferecidas foram a biblioteca itinerante e o espaço de realidade virtual, que despertaram a curiosidade de crianças e adultos. Para o produtor cultural Osmar José Siqueira Júnior, presidente da Associação de Arte Ninho Cultural e organizador do encontro, a presença do MovCEU foi um reforço fundamental à proposta do evento. “É muito importante ter o MovCEU aqui, porque ele legitima o nosso evento. Essa parceria mostra que estamos alcançando além do que imaginávamos, oferecendo ao público acesso a uma tecnologia que, por conta própria, o nosso projeto não conseguiria proporcionar. Isso engrandece o encontro e amplia o alcance das manifestações tradicionais”, afirmou.

Um dos objetivos do MovCEU é proporcionar espaço de democratização do acesso à cultura, aproximando as comunidades de manifestações artísticas, literárias e tecnológicas.

Público aprova MovCEU

A participação do público foi um dos pontos altos da programação. Famílias, jovens e crianças participaram das atividades. A assistente social Juliana Vieira, de 29 anos, levou a filha, de dois anos, e falou sobre o impacto da experiência. “Achei um espaço interessante para as crianças. Minha filha se encantou com os livros e com o ambiente, e foi ótimo ver outras crianças também aproveitando. Esse tipo de ação aproxima a leitura e a cultura do nosso dia a dia”, contou.

As ações também foram pensadas para garantir acessibilidade e inclusão. O intérprete de Libras Guilherme Henrique Vaz, de 32 anos, destacou a importância de espaços culturais acessíveis. “Eu me sinto privilegiado por poder trazer essa sensibilidade para as pessoas surdas. É fundamental a presença de intérpretes em eventos como este. A acessibilidade deve ser uma prática constante”, afirmou.

A visitante Daiane Rodrigues, de 30 anos, levou os três filhos para o evento. Um deles, Ana Júlia, de nove anos, com autismo e síndrome de Down, participou das atividades de realidade virtual. “Fiquei feliz de ver minha filha curiosa e sorrindo. Ela se sentiu à vontade e gostou muito da experiência. Ver meus filhos participando e se divertindo me deixa tranquila e contente”, relatou.

A coordenadora do MovCEU, Lucy Alves, falou sobre o compromisso do projeto com a inclusão social e cultural. “O MovCEU é pensado para todos. É um equipamento que chega aos lugares com acessibilidade física, tecnológica e cultural. Nossa estrutura é adaptada para receber cadeirantes e crianças com necessidades especiais, porque a cultura precisa ser um espaço de todos e para todos”, destacou.

Encontro de Culturas Tradicionais

O "Do Ritual – Encontro de Culturas Tradicionais e Quilombolas do Tocantins" ocorreu nesse sábado, 11, e domingo, 12, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento celebrou o tema “Ancestralidade: Ontem, Hoje e Amanhã”, reunindo grupos culturais de várias regiões do Tocantins em uma programação voltada à valorização das raízes e saberes do povo tocantinense.

Com realização da Associação de Arte Ninho Cultural, o encontro contou com apresentações de Suça, Lindô, Dança do Lenço, Congos, Taieiras e Tambor, além de oficinas, cortejos, rodas de conversa, feirinha de artesanato e comidas típicas. Representando o município de Natividade, o Ponto de Cultura Tia Benvinda participou com uma roda de Suça envolvendo mais de 15 integrantes, entre crianças e adolescentes.

O evento teve recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, operacionalizados por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins.

Ações do MovCEU foram realizadas na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas - Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins
Espaço da grande roda de Suça com os grupos Mãe Ana, Tia Benvinda, Mestre Patricinho e Grupo Dona Maria - Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins
Experiências do MovCEU integraram a programação do Encontro de Culturas Tradicionais e Quilombolas do Tocantins, nesse sábado, 11 - Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins
Guilherme Henrique Lucy Alves e Daiane Rodrigues durante diálogo sobre a acessibilidade e as ações do projeto - Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins
Ana Júlia, de 9 anos, que possui autismo e síndrome de Down, aproveitou a experiência do óculos de realidade virtual, acompanhada pela coordenadora do projeto - Marco Antônio Gama/Governo do Tocantins