
A Prefeitura de Palmas realizou uma ampla força-tarefa para preparar o Cemitério Jardim da Paz para o Dia de Finados, neste domingo, 2, garantindo acolhimento e conforto aos milhares de visitantes que prestam homenagens aos entes queridos. Desde o início da semana, equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana intensificaram os serviços de manutenção, pintura manual dos corredores, limpeza e pintura da capela central, além do paisagismo em toda a área do cemitério. Também foram realizadas a remoção de entulhos, varrição e irrigação da estrada de acesso com caminhão-pipa, assegurando um ambiente limpo e agradável.
Para melhor atender a população durante o feriado, a Prefeitura instalou contêineres de coleta, tendas de apoio, climatizadores e banheiros, inclusive climatizados, além de disponibilizar uma linha exclusiva de transporte coletivo com saída a cada hora. A Guarda Metropolitana de Palmas reforçou a segurança no local, enquanto agentes de trânsito organizaram o fluxo de veículos para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres. Todo o trabalho foi coordenado de forma integrada, visando proporcionar um espaço de respeito e tranquilidade para as famílias.
Aprovação dos visitantes
O resultado das ações foi amplamente reconhecido pelos visitantes. “Venho todos os anos visitar os túmulos do meu pai, da minha irmã e do meu filho. Neste ano, percebi o cemitério bem limpo e organizado. Antes estava muito sujo, mas agora foi feita a limpeza e retirada de entulhos. Ficou muito bom”, afirmou Silmara Pereira, 49 anos. Para Deusivaldo Mendes Pires, 50 anos , as melhorias foram significativas: “Desta vez, percebi uma grande diferença: o local está mais limpo, organizado e sinalizado. Antes era mais difícil de encontrar os túmulos, mas agora, com as novas placas, ficou bem melhor”.
A satisfação também foi compartilhada por Veronice Nunes Bonfim, 62 anos, que realiza todos os anos a visita ao túmulo do filho. “Fiquei muito satisfeita com a limpeza e a organização deste ano, o espaço está pronto para que a gente possa cuidar com carinho dos túmulos”, disse. Já William Alves Mendes, 30 anos , gerente de empresa funerária , destacou o cuidado com o conforto do público: “Um ponto importante que foi resolvido em relação ao ano passado é a questão dos banheiros. Desta vez, foi instalado um banheiro climatizado e também climatizadores no espaço destinado à missa, o que tornou o ambiente mais confortável”.
Texto: Walter Riedlinger
Edição: Fernanda Sousa








