
O investimento do Governo do Tocantins na inovação educacional segue gerando resultados de destaque nacional. Um exemplo é o projetoMissão Cerrado-Aéreo: engenharia e tecnologia para a convivência inteligente e sustentável, desenvolvido pela professora de Matemática Livya Brabo Barbosa Martins, da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro, de Palmas, que conquistou o 3º lugar no Prêmio Liga Steam 2025, na categoria Ensino Médio. A premiação foi realizada durante o Festival LED – Luz na Educação, em Belo Horizonte (MG), reunindo 30 professores finalistas de todo o país. A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira, 3.
O diretor da escola, Révson Tolintino de Oliveira, ressaltou a importância e o impacto que o prêmio trouxe para a comunidade escolar. “Esse resultado representa, principalmente, o reconhecimento e a valorização dos esforços inovadores e criativos de nossos professores e estudantes no desenvolvimento de soluções para uma questão real e relevante. Eu fico feliz por ver o empenho dos nossos estudantes, que abraçaram o projeto e tiveram a oportunidade de conhecer o aeroporto de Palmas, que alguns ainda não conheciam.
Gostaria de parabenizar todos os nossos servidores e estudantes por essa grande conquista. Estamos felizes e orgulhosos”, afirmou.
Esse resultado evidencia que o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem proporcionado resultados expressivos. O Profe promoveu melhorias nas estruturas físicas das unidades escolares, impulsionou a aquisição de novas tecnologias e materiais pedagógicos, promoveu a formação de professores e fortaleceu a inovação pedagógica.
A professora Livya Martins falou sobre a experiência. “O prêmio é a validação do nosso trabalho. Para a escola, esse resultado prova que somos capazes de inovar e aplicar propostas de soluções para problemas reais da nossa comunidade. Para os estudantes, essa conquista é o reconhecimento do protagonismo deles, que viram que podem aplicar o que aprendem e criar ideias com impacto real. E também a confirmação de nossa metodologia, que integra componentes curriculares que realmente funcionam para desenvolver cidadãos ativos e conscientes”, explicou.
A professora também destacou a dedicação dos alunos. “Não tínhamos a dimensão de até onde esse projeto nos levaria. Ao longo da execução, o projeto foi crescendo, e isso já nos deixou satisfeitos. Essa classificação em 3º lugar superou as nossas expectativas. Estamos bem motivados para dar continuidade ao trabalho”, frisou Livya.
Projeto
O projeto da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro nasceu de uma curiosidade dos alunos, quando observaram a presença de muitas aves voando nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Surgiu, então, o questionamento sobre se as aves interferiam no movimento do aeroporto. A professora de Matemática Livya propôs a criação do projeto e, após várias discussões, os estudantes realizaram uma visita técnica ao aeroporto, conversaram com pilotos e com integrantes do Corpo de Bombeiros para entender melhor o problema. Durante o processo, os alunos também perceberam a importância dos projetos ambientais para as cidades em desenvolvimento.
“A solução que os estudantes encontraram foi a construção de um protótipo que identifica a presença de animais próximos à pista, emite um som para afugentá-los e acende uma lâmpada tipo LED, que envia um alerta ao operador do aeroporto, identificando que há presença de animal na lateral da pista”, explicou a professora.
Prêmio
O Prêmio Liga Steam selecionou nove projetos vencedores, um por categoria, e é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal. Na edição 2025, o tema foiSociobiodiversidade – culturas vivas, comunidades sustentáveis.
O prêmio tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos STEAM, que promovem estudos de temas relevantes para a comunidade, com foco na sustentabilidade e na educação ambiental. A proposta é incentivar soluções apoiadas em engenharia e tecnologia.



