O governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, cumprem, nesta quarta-feira, 5, uma agenda no estado que reforça a importância da integração logística nacional e o papel estratégico do Tocantins no escoamento da produção agrícola do Matopiba.
A visita faz parte do roteiro do Ministério dos Transportes que antecede a participação brasileira na COP30, e inclui inspeções em obras de infraestrutura e logística que fortalecem a Ferrovia Norte-Sul e a BR-153, principais eixos de ligação entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do país.
O governador Laurez Moreira frisa que a agenda reforça o compromisso conjunto entre o Governo Federal e o Governo do Tocantins com o desenvolvimento logístico sustentável, a redução de custos de transporte, e o fortalecimento da agroindústria regional. “O Tocantins é um estado que nasceu para ser o coração da integração nacional. Cada investimento em infraestrutura é um passo a mais para fortalecer nossa economia, reduzir custos logísticos e gerar oportunidades para o nosso povo. Tenho certeza de que em um curto espaço de tempo o nosso estado será um protagonista nas rotas de exportação e na transição para uma economia de baixo carbono. Estamos no caminho certo: construindo um Tocantins mais forte, produtivo e preparado para o futuro”, afirma.
Durante a passagem pelo Tocantins, o governador e o ministro cumprem a seguinte programação:
09h30 –Visita às obras de duplicação da BR-153/TO - Endereço: BR-153, km 796, Talismã/TO;
13 horas– Visita ao Terminal Rodoferroviário Fazendão - Endereço: Rodovia BR-242, km 13, Gurupi/TO (Saída para Peixe);
17h30– Entrevista coletiva no DNIT Tocantins - Endereço: Avenida JK, Quadra 101, Edifício JK, em frente ao Palácio Araguaia, Palmas/TO