
A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) realizou uma ação de fiscalização em Porto Nacional para combater o transporte clandestino de passageiros. A prática é considerada ilegal e representa riscos à segurança e à integridade dos usuários.
A operação foi conduzida pelas equipes de fiscalização da agência e faz parte de um conjunto de ações permanentes que têm como objetivo garantir a segurança, a qualidade e a regularidade dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros no Tocantins.
O gerente de Fiscalização da ATR, Rodolfo Santos, explica que o trabalho busca conscientizar a população sobre os perigos de utilizar veículos não autorizados. “O transporte clandestino é uma prática que coloca vidas em risco. Esses veículos, muitas vezes, não possuem as condições adequadas de segurança, não têm seguro e não passam por vistorias. Nosso papel é proteger o cidadão, garantindo que ele utilize um transporte legalizado, fiscalizado e seguro”, destacou.
A ação segue a determinação do presidente da ATR, Saulo Milhomem, e do governador do Estado, Laurez Moreira, que reforçam o compromisso com a segurança e o bem-estar da população tocantinense.
A ATR alerta que a utilização de transporte clandestino pode trazer prejuízos irreversíveis aos passageiros, especialmente em casos de acidentes, já que esses veículos não possuem cobertura de seguro e nem controle técnico. A Agência também incentiva a população a denunciar práticas de transporte clandestino, na Ouvidoria do Estado pelo número 162, contribuindo para um sistema de mobilidade mais seguro e responsável.



