Geral Tocantins
Em outubro, Agência de Metrologia realiza quase 5 mil ações em benefício da sociedade tocantinense
Indicadores reforçam o compromisso da gestão em harmonizar relações de consumo e garantir concorrência justa entre empresas
10/11/2025 11h21
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Ao longo do mês de outubro, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM), realizou 4.902 ações metrológicas nas áreas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Entre os serviços oferecidos à comunidade estão ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, verificação de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros.

As ações da Agência contribuem para relações comerciais equilibradas, com foco na proteção do cidadão-consumidor e na criação de condições justas de concorrência entre empresas. A AEM atua como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins.

O presidente da Agência, Paulo Sidnei, destaca que a atuação do órgão demonstra a relevância da Metrologia para a vida em sociedade. “Nosso papel é garantir que tudo o que é anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos corresponda à realidade, desde que contenha o Selo de Identificação da Conformidade e atenda aos regulamentos do Inmetro”, reforça.

Pesos, números e medidas: a Metrologia no cotidiano

A metrologia, ciência das medições, está presente em praticamente todas as atividades do dia a dia e é fundamental para balizar as relações de consumo. Verduras e alimentos vendidos por peso, volumes registrados nas bombas de combustível, limites de velocidade nas vias, consumo energético de eletrodomésticos e informações de peso nos rótulos de produtos são alguns exemplos da aplicação direta dessa ciência.

Nas relações comerciais, volume, peso e medidas são parâmetros essenciais para a negociação de inúmeros produtos. Supermercados ilustram bem essa realidade, dado que grande parte dos itens é comercializada por peso. “Nossa atuação combina fiscalização e orientação, com o objetivo de proteger e informar a sociedade. Também temos o dever de orientar consumidores e empresas para promover relações comerciais mais justas, especialmente no que diz respeito ao cumprimento das legislações vigentes”, destaca o presidente da AEM.

Panelas são fiscalizadas pela equipe de Qualidade da AEM - Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Equipe da área de Instrumentos fiscaliza balanças de pesagem do aeroporto de Araguaína - Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Equipe da área de Instrumentos fiscaliza bombas medidoras de combustível - Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Produtos certificados são verificados pela equipe técnica da área de Qualidade - Brenda Ramos/Governo do Tocantins