Geral Tocantins
No Amazonas, Polícia Civil do Tocantins participa da 7ª Edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial
Capacitação terá duração de duas semanas e reúne policiais civis e federais que atuam na região norte do Brasil
10/11/2025 21h20
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Três oficiais investigadores da Polícia Civil do Tocantins, que estão lotados em Unidades Especializadas na recuperação de ativos participam, em Manaus/AM, da 7ª Edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (Cifap). Com carga horária de 80h, o evento, que é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O curso iniciou na segunda-feira, 3, e será realizado até sexta-feira, 14, na capital do Amazonas. A ação tem como objetivo capacitar policiais civis e federais nos fundamentos, técnicas, ferramentas tecnológicas e modelos aplicados às investigações financeiras, visando a descapitalização de organizações criminosas.

Por meio de disciplinas, palestras e oficinas práticas, o curso visa disseminar métodos investigativos e apresentar inovações tecnológicas que serão aplicadas no enfrentamento às organizações criminosas. A iniciativa tem como foco a descapitalização financeira de facções que movimentam milhões de reais anualmente com atividades ilícitas.

Durante a capacitação, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outros estados da Região Norte, apresentar as práticas adotadas no Tocantins nas investigações voltadas à recuperação de ativos de organizações criminosas e compartilhar os resultados já alcançados pelo Estado nessa área.

No total, 40 policiais civis de toda região Norte estão participando do curso, que conta ainda com representantes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, celebrou a participação dos três policiais civis do estado em um curso tão relevante e que capacita para atacar o braço financeiro das organizações criminosas. “Sem dúvida, esse curso é de suma importância para todos os que dele participam, pois além de ensinar técnicas investigativas que visam a descapitalização de organização criminosa, ataca a estrutura que sustenta o crime organizado, ou seja, a parte financeira. Desse modo, mais capacitados e com mais experiência, nossos policiais civis poderão repassar o conhecimento adquirido aos colegas, o que resultará em investigações mais qualificadas trazendo ainda mais benefício à população”, frisou.

O delegado Afonso Lyra, diretor da Diretoria de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), enfatizou que a forma mais eficiente de combater o crime organizado é atacar o braço financeiro dessas organizações criminosas.

“Somente com a descapitalização desses organismos, o Estado realmente vai ser efetivo no enfrentamento das organizações criminosas. Nesse sentido, o curso é muito importante, não apenas pelas disciplinas que estão sendo tratadas, mas também o intercâmbio de informações. Eventos como esse são uma grande aposta para que o Tocantins continue realizando esse trabalho de excelência no enfrentamento eficiente às organizações criminosas, cujo resultado é a redução dos índices de criminalidade”, finalizou.

Iniciativa tem como objetivo capacitar policiais civis e federais nos fundamentos, técnicas, ferramentas tecnológicas e modelos aplicados às investigações financeiras, visando a descapitalização de organizações criminosas - SSP/TO
Curso reúne participante de toda a região norte do Brasil - SSP/TO